O sol pode ser a solução para esclarecer dúvidas sobre vida extraterrestre. Para isso, os cientistas podem usar a estrela do Sistema Solar como uma lente gravitacional. “Uma ideia que tivemos, mais realista, é usar o sol como uma lente gravitacional”, afirmou Sara Saeger, astrônoma do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. 

Astrônomos têm experiência em usar outras galáxias como lentes gravitacionais. A técnica baseia-se em três objetos celestes alinhados com precisão. Primeiro, há o próprio instrumento na Terra ou ao redor dela. O segundo ingrediente é uma galáxia maciça ou um aglomerado de galáxias que contenham tanta massa que sua gravidade distorce o caminho da luz. O terceiro ponto da linha é um objeto distante que os astrônomos desejam ver com mais detalhes. Quando todos eles se alinham, os cientistas podem capturar imagens muito mais nítidas de um alvo.

publicidade

O mesmo princípio pode funcionar com o Sol no lugar de galáxias, embora o modo como o processo seja feito possa ser diferente. “Não sabemos se podemos fazer isso com certeza”, disse Seager. “Teríamos que atirar ao redor do sol, ganhar velocidade e ir para 500 unidades astronômicas”, ou seja, 500 vezes a distância da Terra ao sol. 

A distância pode ser um problema para tal realização. Como comparação, a sonda Voyager 1, lançada em 1977, é a sonda mais distante da humanidade, com apenas 150 unidades astronômicas do Sol. Ainda assim, este não é o único desafio. O alinhamento necessário para uma lente gravitacional tem de ser impecável. “Ainda não temos certeza se podemos fazer isso, porque é preciso alinhar com muita precisão”, completou Seager.

publicidade

 

Via: Space