Cientistas divulgaram as primeiras imagens tiradas com o telescópio de raio-X da agência espacial alemã ‘eROSITA’. Essas fotos podem nos dar uma visão da natureza da matéria escura – forma de energia desconhecida que corresponde a aproximadamente 68% do universo que conhecemos.

“A luz visível mostra a estrutura de uma galáxia a partir de suas estrelas, mas os raios-X mostram galáxias dominadas por buracos negros supermassivos que crescem em seus centros”, disse Kirpal Nandra, diretora de astrofísica de alta energia do Instituto Max Planck. “E, onde vemos aglomerados de galáxias com telescópios ópticos, os raios-X revelam os enormes reservatórios de gás preenchendo o espaço entre eles e traçando a estrutura de matéria escura do Universo”.

Esta imagem da ‘eROSITA’ mostra a A3391/3395, dois aglomerados de galáxias que interagem a 800 milhões de anos-luz da Terra. Ela foi criada com exposições de todos os sete módulos de espelho do telescópio. Enquanto isso, a foto abaixo mostra a Grande Nuvem de Magalhães.

Os cientistas acreditam que as observações de raios-X podem fornecer novos dados sobre a existência e a natureza da matéria escura. Como isso só pode ser observado por seus efeitos em outros objetos e nunca diretamente, a equipe da ‘eROSITA’ examinará aglomerados de galáxias que emitem quantidades substanciais de raios-X.

“Agora sabemos que a eROSITA pode cumprir sua promessa e criar um mapa de todo o céu de raios-X com profundidade e detalhes sem precedentes”, disse a cientista de projeto da ‘eROSITA’, Andrea Merloni.