5G. Essa tecnologia tem dominado mentes e falas por aí, mas ainda vai demorar um pouco para que ela esteja completamente disponível para uso. Especialmente aqui no Brasil. Mesmo assim, muitas empresas levaram demonstrações de uso para a Futurecom – e o Olhar Digital News foi lá conferir.

Para começar, a conectividade proporcionada pelo 5G promete revolucionar a forma como interagimos com os sistemas ao nosso redor. Com isso, aplicações relacionadas a cidades inteligentes, carros autônomos, telemedicina e similares devem atingir um novo patamar.

Uma das estrelas desse novo paradigma é o uso de 5G em jogos eletrônicos. Como a tecnologia promete tempos de resposta instantâneos, quem joga online vai poder comemorar: nada de ser alvejado durante uma partida sem nem saber de onde veio o ataque. E isso é um diferencial e tanto!

No estande da Nokia, por exemplo, é possível experimentar o game “Spiderman” com conexão 5G — dá para ver que não há atrasos durante a ação. O visitante joga com outro usuário, que fica a alguns metros dali, no espaço montado pela Intel. Em outro ambiente da Nokia, a empresa apresenta três configurações de computadores para demonstrar que não vai mais ser preciso ter um equipamento gamer para aproveitar jogos sofisticados.

publicidade

A Huawei conectou um aparelho de remo com um sistema de realidade virtual e criou uma aventura em que o visitante coleta moedas enquanto navega por um rio. E quem faz a demonstração é a ex-campeã brasileira de remo, Fabiana Beltame. Além disso, a marca mostrou o dobrável Mate X pela primeira vez no Brasil – o smartphone chega às lojas chinesas já em 15 de novembro.

A Ericsson tem outra aplicação da tecnologia 5G em exposição: as possibilidades oferecidas pela telemedicina. Lá, é possível ver como um médico pode, com uma luva tátil, fazer um exame de ultrassom em um paciente que esteja em outra localidade. Segundo a companhia, o uso do 5G já vem sendo testado até na realização de cirurgias.

Outra marca que está na Futurecom é a NEC. A companhia apresenta na feira a tecnologia de reconhecimento facial que vai ser utilizada na Olimpíada de Tóquio 2020. O sistema é capaz até de identificar situações específicas, como brigas, aglomerações e dispersões de pessoas — o que é muito útil em situações em que a segurança dos indivíduos tem de ser monitorada continuamente.

As demonstrações disponíveis na Futurecom oferecem um gostinho do que deve ser o futuro, quando o 5G já estiver completamente disponível para uso. E ele parece bastante interessante!