A montadora sul-coreana Hyundai apresentou essa semana durante o evento “North American Commercial Vehicles Show” em Atlanta, nos Estados Unidos, seu conceito para um caminhão movido a hidrogênio. Batizado de HDC-6 Neptune, o veículo tem um design minimalista, baseado nos trens aerodinâmicos “Streamliner” da década de 30. O HDC-6 é classificado como um caminhão Classe 8, que pode carregar um peso máximo total de até 15 toneladas.

Em sua cabine com design futurista, o para-brisa serve como uma tela onde são projetadas informações como velocidade, limite da pista e indicações da rota, e é cercado por uma moldura que contém outras telas e áreas sensíveis ao toque. Ao lado do banco do motorista, um segundo assento pode ser esticado para se transformar em uma cama.

O motor usa uma célula de combustível movida a hidrogênio baseada no mesmo design usado no SUV Hyundai Nexo, que está à venda nos Estados Unidos por cerca de 60 mil dólares. A Hyundai tem planos para produzir pelo menos 500 mil veículos movidos a hidrogênio por ano até 2030.