Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, demonstrou pela primeira vez um sistema capaz de conectar diretamente três cérebros humanos em uma rede, que foi batizada de “BrainNet”.

Segundo os pesquisadores, esta é a primeira interface não invasiva conectando diretamente cérebros para solução colaborativa de problemas. Para isso são combinadas técnicas de eletroencefalografia (EEG), para gravar, e estimulação magnética transcraniana (TMS) para enviar, informações de forma não invasiva.

No total 15 participantes foram divididos em grupos de 3 individuos, que participavam de um jogo similar ao Tetris: o objetivo era rotacionar e mover blocos na tela para preencher linhas e fazê-las desaparecer. Dois participantes, batizados de emissores, viam a tela do jogo e decidiam se era necessário ou não rotacionar um bloco. Estes sinais de “sim” ou “não” eram enviados via internet a um terceiro participante, o receptor, que não via a tela do jogo mas tinha o poder de decidir o que fazer.

O desempenho do grupo no jogo, bem como as taxas falsos positivos e negativos nas decisões, foram avaliados pelos cientistas, que chegaram à conclusão de que a precisão geral foi de 81,25%. Para avaliar a confiabilidade do sistema eles injetaram “ruído” na comunicação entre um dos emissores e o receptor, na expectativa de influenciar os resultados. E perceberam que o receptor aprendeu a levar em conta o ruído antes de tomar uma decisão, preferindo o emissor mais confiável.

publicidade

Segundo os pesquisadores, os resultados apontam um caminho para a criação de futuras interfaces cérebro-a-cérebro que possibilitem aos humanos resolver problemas usando uma “rede social” de cérebros conectados. Talvez no futuro todos seremos um pouco como os Borg, de Star Trek.

Fonte: Nature