A assistente virtual da Microsoft, Cortana, receberá novas funcionalidades ao final deste ano. Um vídeo vazado no Twitter demonstra novas opções de voz para a assistente (incluindo pela primeira vez uma versão masculina) assim como uma integração com o aplicativo do Outlook.

As novidades no Outlook parecem estar envolvidas principalmente com a nova função “Leia Meus Emails”, que fará a Cortana passar rapidamente por todos os seus emails, em uma espécie de relatório em miniatura. Durante este relatório, será possível escolher ou marcar alguma das conversas utilizando comandos de voz. Dentro do Outlook, é possível ver uma barra inferior azul com atalho para a Cortana. Basta clicar e pedir para a assistente reproduzir os emails.

publicidade

O vídeo, reproduzido abaixo, também mostra a opção de uma voz masculina para a assistente virtual, que pode ser trocada depois de se selecionar a opção de “Play My Emails”, sendo esta a primeira vez que o recurso integra a plataforma da Microsoft

A Cortana recebeu também outras novidades para o Windows, incluindo o modo “Briefing”, que gera automaticamente uma sinopse do calendário e reuniões na caixa de entrada do usuário, e novas ferramentas para marcar e adicionar reuniões à agenda.

No Windows 10 é possível notar que as novidades foram criadas para que o usuário possa “fazer mais com menos esforço”. No aplicativo da Cortana, após clicar em um novo email recebido, o app separa os arquivos anexados automaticamente, permitindo que o usuário abra todos de uma só vez.

Ainda não se sabe exatamente quando a nova atualização será lançada, mas o tuíte parece indicar que ela deve chegar ainda este ano aos usuários da Microsoft. O vídeo foi vazado pelo já conhecido leaker WalkingCat, que cita a probabilidade de os recursos serem disponibilizados ainda em 2019.