Assim como a Black Friday é aguardada em vários países — e cada vez mais presente no Brasil —, o 11 de novembro é esperado com ansiedade na China. A data é conhecida como Festival Global de Compras 11.11 e existe há 11 anos: começou em 2009, com 27 vendedores, como contraponto ao Dia dos Namorados (por isso, alguns a chamam de Dia do Solteiro).

A ideia foi promovida pela gigante varejista Alibaba (dona da plataforma AliExpress), para que cada consumidor presenteasse a si próprio – e com descontos. Com o tempo, a data se tornou um evento mundial de compras. Aqui no Brasil, em 2018, foram mais de 100 compras por minuto durante o festival: no total, foram mais de 450 mil pedidos, que somaram US$ 21 milhões em vendas.

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Aliás, em 2018, cerca de 180 mil comerciantes participaram da data e foram movimentados US$ 30,8 bilhões – aproximadamente R$ 116 bilhões –, um aumento de 27% em relação a 2017. Esse montante é maior do que o arrecadado durante a Black Friday e a Cyber Monday americanas e representa quase o dobro das vendas no comércio eletrônico brasileiro ao longo do ano.

Todos os anos, o AliExpress prepara muitas promoções para as 48h de vendas especiais. Segundo a empresa, a melhor forma de se manter atualizado sobre as ofertas é pelo app ou no site da companhia. É lá que os produtos com preço especial para a data podem ser encontrados – há descontos de até 90% em diversos itens.

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Cupons especiais da promoção

Para aproveitar o festival ao máximo, o site oferece um cupom de boas-vindas para novos cadastros. Ele é válido para a primeira compra e não pode ser usado em outros pedidos. Além dele, há outras opções de cupons:

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  • Cupom AliExpress: pode ser usado em qualquer loja e combinado em um pedido de diferentes lojas;
  • Cupom Select: este é para lojas selecionadas e podem ser usados vários em um pedido, a depender das regras da loja;
  • Cupom de Loja: só serve para a loja que o emitiu;
  • Cupom com Código: pode ser usado em qualquer loja e combinado com outros cupons. Os códigos são distribuídos nos canais online do AliExpress, como Instagram, YouTube e outros.

Alguns dos cupons são trocados pelas moedas colhidas no site. Cada 200 delas equivalem a um Cupom AliExpress de US$ 2 (aproximadamente R$ 8) e 1 mil moedas equivalem a US$ 10 (aproximadamente R$ 40). Para o festival, cada produto adicionado ao carrinho rende 5 moedas e é possível receber até 50 moedas diariamente.

As moedas podem ser trocadas pelo tipo de cupom preferido até as 4h59 (horário de Brasília) de 13/11. O AliExpress informa, ainda, que cada pedido feito até o fim do festival garante um cupom de US$ 2 na conta (até o limite de 100 cupons).

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Descontos de até 90% e sorteios

Com início às 7h (horário de Brasília) de 12/11 – e a cada duas horas –, o site vai apresentar as “Ofertas do Dia”. Serão mais de 100 produtos com até 90% de desconto.

Algumas promoções serão exclusivas para o Brasil. É o caso do sorteio de dois carros zero-quilômetro: para concorrer, o cliente deve fazer compras a partir de US$ 5 (aproximadamente R$ 20) na plataforma, entre 5h (horário de Brasília) de 11/11 e 5h de 13/11. Cada compra equivale a um número da sorte e cada consumidor pode acumular até 20 números. Os dois ganhadores serão anunciados em 19 de novembro. 

Além disso, o AliExpress vai sortear um iPhone para os brasileiros. Para concorrer, é preciso compartilhar a imagem do sorteio com a hashtag #Ali1111, marcar o perfil do AliExpress Brasil (@aliexpressbr) e dois amigos. O sorteado leva um iPhone 11 e os dois amigos marcados ganham um fone de ouvido cada. Serão 10 ganhadores, anunciados às 17h de 10 de novembro.

E não acabou: em parceria com a MasterCard, o AliExpress vai sortear uma viagem para Trancoso, na Bahia. Para participar do sorteio, é preciso comprar com um cartão da bandeira. Serão distribuídos dez pacotes de viagem e cada compra dá direito a um número da sorte.

Americanas.com participa pela primeira vez

Desde fevereiro, a marca nacional vende produtos do AliExpress. Neste 11.11, os mais de 8 milhões de itens vindos diretamente da China terão até 80% de desconto e frete grátis no site da empresa. Os cupons de desconto da Americanas.com poderão ser utilizados nessas compras. E o app da marca tem um jogo que garante descontos especiais: basta quebrar o biscoito da sorte virtual para ganhar.

Outra empresa nacional que vai participar do festival é o Ebanx. A fintech criou um site de ofertas com a participação de UseGiraffe, TiendaMia e AliExpress. A expectativa é de que haja ainda mais adesão do consumidor e que, com os tempos de entrega de compras internacionais atuais (em média, 26 dias), a data se consolide por aqui. 

Uma pesquisa da empresa mostra que os brasileiros estão cada vez mais abertos aos produtos chineses. Isso ocorre graças à popularização dos smartphones e do acesso à internet, bem como ao investimento das marcas chinesas no Brasil.

E você, vai aproveitar a data? Conte para a gente nos comentários! Boas compras!