Ao utilizar o seu celular, é bem comum que você tenha instalado diversos programas, sendo que alguns deles podem ter algo pessoal, que não deve ser visto por outras pessoas. Para ajudar nesses casos, uma solução é deixar o celular bloqueado, mas esse método já se torna ineficaz a partir do momento que alguém sabe a sua combinação.

Se você está nessa situação, uma alternativa é criar uma camada de proteção extra, deixando por exemplo, os seus aplicativos exigir uma senha ou impressão digital, mesmo quando o celular está desbloqueado. A seguir, veja como proteger os seus aplicativos com uma senha ou impressão digital.

publicidade

Importante

Para realizar essa tarefa mencionada acima, o tutorial utilizará um programa gratuito, que pode ser obtido na Google Play. Ou seja, não é necessário que o seu celular tenha esse recurso integrado de forma nativa.

Como proteger seus aplicativos

O processo para deixar os seus aplicativos seguros é bem simples, mas requer alguns cuidados e atenção para pequenos detalhes. Confira:

publicidade
  1. Entre nas “Configurações” do Android e certifique-se de já deixar o aparelho com uma impressão digital cadastrada, a mesma utilizada para desbloquear o celular;
  2. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Lockdown Lite;
  3. Abra o aplicativo normalmente e selecione a opção “Pattern” ou PIN” para definir um padrão ou código PIN para desbloqueio. Ele pode ser diferente do utilizado para desbloquear o celular;Reprodução
  4. Na próxima tela, clique em “Go to settings”, localize o “LockX” e conceda a permissão para usar as ferramentas de acessibilidade. Esse menu pode ter um caminho diferente, que varia de acordo com o seu sistema;Reprodução
  5. Localize o programa desejado na lista e habilite a sua chavinha.Reprodução

A partir desse momento, quando você for abrir o programa que foi configurado no LockX, ele pedirá o código PIN ou o padrão de desbloqueio definido por você, tendo o suporte também para o uso de impressões digitais.

Reprodução

publicidade

Como evitar que alguém remova a sua proteção

Apesar dos seus programas estarem protegidos, se alguém desinstalar o LockX da forma convencional, conseguirá acessar qualquer app do seu celular sem a necessidade da senha. Para corrigir este problema, basta fazer mais uma configuração bem pequena, como sugere a imagem abaixo.

Reprodução

publicidade

Assim, ao realizar esse procedimento, quem tentar entrar nas “Configurações” de seu Android ou tentar desinstalar qualquer app se deparará com a tela de bloqueio do LockX, que solicita o padrão de desbloqueio definido por você.

Pronto! Agora, você já sabe como manter os seus aplicativos no Android protegidos por impressão digital ou com um código.