Mesmo com a desconfiança de alguns usuários, o WhatsApp se declara seguro devido à criptografia de ponta a ponta presente em suas conversas. Mas aproveitando dessa segurança, muitos grupos sobre diversos assuntos ilícitos surgiram no aplicativo. É bastante difícil punir quem quebra alguma regra, já que a empresa não tem acesso às conversas.

Atualmente, o aplicativo possui alguns nomes proibidos para grupos, e muitos usuários já relataram que foram banidos permanentemente do serviço porque faziam parte de grupos com alguns desses nomes, mesmo que não tenham feito “nada de errado”.

Desde os primeiros meses de 2019, o Facebook informou que projetou um sistema de aprendizado de máquina para realizar ações em seu aplicativo. Dessa forma, as punições podem ser aplicadas sem que um ser humano leia as mensagens.

O sistema detecta apenas os nomes dos grupos. Por esse motivo, caso algum grupo tenha sido nomeado com termos proibidos pela empresa, como pornografia infantil, a rede social pode banir a conta permanentemente e sem aviso prévio.

publicidade

Por esse motivo, a empresa recomenda que os usuários se atentem ao nome de seus grupos e evitem que estranhos os modifiquem para que não corram riscos de ter o grupo apagado e sua conta banida. Caso queira deixar o seu grupo protegido, confira este guia do Olhar Digital para impedir que o nome do grupo do seu WhatsApp seja trocado.

Via: FayerWayer