Em meados dos anos 1960, uma série de filmes de corrida foram realizados. O recente Ford vs. Ferrari retoma aquele ciclo com certa habilidade, graças ao carisma de Matt Damon e à direção segura de James Mangold.

Aqui, propomos uma lista com dez filmes centrados em corridas. Alguns já entraram na de carro e não merecem entrar em outra. Em um dos casos, entendi que o filme merecia figurar nas duas, por ser uma obra-prima do cinema moderno.

Caro leitor, pode discordar à vontade, mas respeitosamente.

10. Rush: No Limite da Emoção (Ron Howard, 2013)

publicidade

Não um bom filme, mas certamente bom de se ver. A rivalidade entre Nicky Lauda e James Hunt não extrapolava a ética e a cordialidade entre os dois.

09. As 24 Horas de Le Mans (Lee H. Katzin, 1971)

Um filme de sessão da tarde (até os anos 1980), nem sempre bem sucedido artisticamente, mas com momentos empolgantes de corrida.

08. Speed Racer (Lana e Lilly Wachowski, 2008)

O clássico anime que encantou quarentões na infância encontrou uma boa tradução cinematográfica. Não era fácil.

07. Grand Prix (John Frankenheimer, 1966)

Filme longo, narrado de maneira quadrada, mas com atuações impecáveis. Filme de roteiro e de ator.

06. Ford vs. Ferrari (James Mangold, 2019)

E por falar em habilidade narrativa, este mais recente filme de corridas empolga em suas duas horas e meia de duração. Não é simples segurar o público por tanto tempo.

05. Corrida da Morte – Ano 2000 (Paul Bartel, 1975)

O melhor filme de um dos diretores mais malucos do cinema americano. É curioso demais o futuro imaginado pelo diretor.

04. Um Momento, Uma Vida (Sydney Pollack, 1977)

Pollack era um diretor irregular, mas aqui acerta em cheio neste romance envolvendo um campeão de fórmula 1. A excelência da atuação de Al Pacino, como o corredor, faz o filme entrar, mesmo não sendo exatamente de corridas.

03. Faixa Vermelha 7000 (Howard Hawks, 1966)

O genial Howard Hawks quis meter a mão no filão dos filmes de corrida, e se saiu muito bem, ainda que este filme empalideça diante de suas melhores obras.

02. Corrida Sem Fim (Monte Hellman, 1971)

Este já estava presente na lista de carros, e merece estar também na de corridas. Os dois heróis, no caso, travam corridas existenciais, nesta obra-prima da Nova Hollywood.

01. A Corrida do Século (Blake Edwards, 1965)

Um dos maiores diretores de comédia de todos os tempos em um filme alucinado, com grande elenco, grande duração, pastelão de primeira e algumas das gags visuais mais geniais daquela época.