Mais uma lista derivada do atual sucesso Ford vs Ferrari, desta vez com o outro protagonista, Christian Bale. Só contam filmes em que o ator é protagonista, essa é a regra. Por isso O Novo Mundo, de Terrence Malick, ficou fora da lista.

Bale é um ator que precisa ser controlado para não descambar para o exagero – como em Ford vs. Ferrari, aliás. Por esse motivo, este filme está ausente da lista. É bom, mas não por causa de Bale. Curiosamente, em Os Indomáveis, do mesmo Mangold, ele está soberbo.

publicidade

10. Tempos de Violência (David Ayer, 2005)

Mais pela atuação de Bale do que pela direção ou pelo roteiro, embora Ayer não seja um incompetente.

publicidade

09. Batman Begins (Christopher Nolan, 2005)

Nolan filma mal cenas de ação, e tende à perfumaria com frequência. Mas esta repaginada no velho herói da DC tem algumas qualidades. Uma delas é a atuação de Bale, que se encaixou bem no personagem.

publicidade

08. O Operário (Brad Anderson, 2004)

Um tanto superestimado, mas a verdade é que o trabalho de Bale neste filme é mesmo magnífico.

publicidade

07. O Exterminador do Futuro: A Salvação (McG, 2009)

Bale é ninguém menos que John Connor, o líder da resistência que as máquinas querem impedir de nascer no início da série.

06. Batman: O Cavaleiro das Trevas (Christopher Nolan, 2008)

Dois filmes de Nolan na lista é abusar da paciência do leitor. Mas este é seu melhor filme, e tem, além de Bale, uma interpretação sublime de Heath Ledger.

05. O Vencedor (David O. Russell, 2010)

Um charmoso filme de boxe com um trio de atores carismático: Bale, Mark Wahlberg e Amy Adams. E tem Led Zeppelin na trilha.

04. Os Indomáveis (James Mangold, 2007)

O melhor filme de Mangold tem também uma atuação de gala de Bale, ao contrário da outro filme em que se encontram, o recente Ford vs. Ferrari.

03. Vice (Adam McKay, 2018)

Uma transformação física, como Hollywood adora, num filme que tem até final falso. Inventivo e surpreendente trabalho de McKay e Bale.

02. Inimigos Públicos (Michael Mann, 2009)

Bale caça Johnny Depp na história do perigoso criminoso John Dillinger e o policial que está em seu encalço. Filme de gangster mais do que digno.

01. O Sobrevivente (Werner Herzog, 2006)

Se Bale não teve uma obra-prima em sua carreira, ao contrário de Damon (que atua em Além da Vida), ao menos está neste filmaço de Herzog, e com outra transformação física para viver um prisioneiro de guerra.