Como forma de inovar e baratear custos, o Ministério da Economia mudou a forma como atende usuários do ComprasNet, Plataforma +Brasil e Sistema de Concessão de Diárias e Passagens. A partir desta semana, todo atendimento para responder dúvidas será feito por WhatsApp.

O novo atendimento é realizado por sistemas de inteligência artificial. O foco dessa mudança são os servidores públicos, mas qualquer um pode usar os canais. Com a adoção da medida, o setor público estima uma economia de até R$ 260 mil por ano.

publicidade

A implementação deste sistema é mais uma etapa da iniciativa de modernização dos meios de atendimento. Em março deste ano, chatbots já estavam sendo utilizados no atendimento de alguns setores.

Foto: Governo

publicidade

A primeira assistente criada para esse propósito foi a Lia e, dois meses depois, a Isis. Por fim, a Diva foi disponibilizada. Desde o lançamento desses meios de atendimento, houve uma economia de aproximadamente 50% em relação ao atendimento humano. As três assistentes estão disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana.

Anteriormente, esse tipo de atendimento era realizado por telefone ou pelo Portal de Serviços do Governo Federal.

publicidade

De acordo com o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, essa expansão ocorre em um momento crucial para a iniciativa, já que o interesse nesses temas cresce consideravelmente.

Eles também enxergam no WhatsApp o futuro dos meios de comunicação. Atualmente, o Brasil é um dos países com maior número de usuários do aplicativo. “Acompanhando as tendências do mercado e da sociedade, estamos trazendo novos canais de atendimento aos servidores públicos e à população”, declara Heckert.

publicidade