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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma nova ferramenta que permite ao consumidor registrar reclamações contra as operadoras. O evento de lançamento foi realizado nesta terça-feira (19), em Brasília.
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A partir do aplicativo para celulares “Anatel Consumidor”, o usuário terá um canal de atendimento aberto para registrar reclamações e questionamentos. Ao receber uma quaixa, a prestadora terá até 10 dias corridos para responder sobre o ocorrido. Na mesma ferramenta, consumidor vai poder reabrir o chamado em caso de reincidência e também avaliar o atendimento prestado.
Vicente de Aquino, presidente do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações, ressalta a importância da aproximação do serviço público com o usuário final. Ele se diz preocupado com as pessoas mais humildes, que não possuem ainda tanta familiaridade com o uso da tecnologia.
A Anatel recebe, em média, três milhões de reclamações por ano em seus canais de atendimento. Apesar da chegada do novo app, a central telefônica continuará atendendo pessoas que desconhecem ou têm dificuldade com uso da tecnologia.