“Spelfies”. Já ouvir falar no termo? Provavelmente, não, pois trata-se de um conceito novo possibilitado por meio de um aplicativo, também chamado Spelfie, que permite a realização de “selfies espaciais”. Sim, a ideia é usar satélites para fazer fotos de seus usuários a grandes altitudes.

As câmeras acopladas em satélites de observação terrestre da Airbus não são tão poderosas a ponto de capturar os rostos de seus usuários. A ideia do serviço é outra; o aplicativo Spelfie poderá unir imagens de satélite, feitas do espaço, com uma selfie convencional, o que pode ser interessante para manifestações e grandes eventos.

publicidade

A primeira spelfie já registrada foi feita na Indónesia e mostra bem qual é o conceito do aplicativo. Em junho, moradores de um vilarejo na ilha de Bali formaram no chão as palavras “Act Now” (“Agir agora”) em uma manifestação para tentar chamar a atenção ao lixo plástico nas praias da região, que foi capturada pelos satélites da Airbus. Ao mesmo tempo, as pessoas no solo clicaram uma selfie no chão e o aplicativo misturou as duas imagens.

Reprodução

publicidade

No entanto, não é qualquer um que conseguirá repetir o que fizeram os indonésios. Isso porque para o Spelfie funcionar, é necessário fechar uma parceria com o aplicativo para que ele registre imagens do evento a partir do espaço. Só então os usuários do app poderão clicar uma selfie convencional que pode ser mesclada com a visão espacial.

Há outro porém: como as imagens são feitas com visão de satélite, o tempo tem um papel fundamental no sucesso da empreitada. Afinal de contas, se estiver nublado, o aplicativo não será capaz de exibir nada além de nuvens.

publicidade