Siga o Olhar Digital no Google Discover
Há alguns dias, uma falha na App Store apagou uma série de avaliações de aplicativos por um breve período. Agora, nesta sexta-feira (22), o portal Apple Insider identificou que a seção de classificação dos usuários simplesmente desapareceu da loja. A denúncia foi feita por um leitor do site, que aponta que as páginas sumiram das lojas da Apple nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália.
Ofertas
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Tudo indica que a remoção é uma ação intencional da Apple, embora não esteja claro por que isso aconteceu. A App Store mantinha críticas especialmente negativas na plataforma, o que demonstrava transparência e integridade para seus clientes. Ao remover as avaliações, as dúvidas aumentam para potenciais consumidores.
Ao utilizar a Wayback Machine, o Apple Insider descobriu que as avaliações dos aplicativos foram tiradas da loja entre a noite do dia 16 (sábado) e a manhã de 17 (domingo). A imagem abaixo mostra uma captura dos menus nos dois dias, com destaque para a ausência do item “Classificação e Comentários”.

No dia 16 de novembro, logo antes da remoção, um vídeo foi publicado no YouTube pelo canal Fstoppers tecendo muitas críticas negativas ao novo MacBook Pro de 16 polegadas. O título “Apple Fanboys, Where is your God now?” dá uma ideia de tom do conteúdo.
No entanto, resta saber se o vídeo teve alguma relação com a decisão da Apple de remover as resenhas, já que as 56 mil visualizações até então não parecem ser um número alto o suficiente para levantar a preocupação da Apple. Outros vídeos foram mais críticos sobre os produtos da empresa, e alguns com uma contagem de visualizações muito maior.
Fonte: Apple Insider