Uma das dicas para quem vai fazer compras na Black Friday é o acompanhamento de opiniões de outros consumidores e reviews especializados. E isso vale tanto para a reputação da loja, que vai garantir que o comprador não tenha dificuldades posteriores, quanto para as características do produto. Para muitos, isso tem mais valor que os descontos oferecidos na data.

Essas consultas são aliadas importantes para a decisão de compra. Por meio delas, é possível saber mais sobre a qualidade de um produto, os termos de garantia e, claro, seu custo-benefício. A pesquisa “Comportamento do E-consumidor na Black Friday”, indica que, na Black Friday de 2018, foram contabilizadas 12 milhões de leituras de avaliações de produtos e lojas. Além disso, 33 mil perguntas foram respondidas pelas lojas virtuais no período.

Para 2019, a procura por essas avaliações deve aumentar 32%, segundo Fernando Shine, CEO da Yourviews. Ele diz que o número foi projetado com base nos dados de empresas como Nielsen e Google em relação a tíquete médio, faturamento e quantidade de pessoas que compram na data. “A avaliação é genuína, ou seja, imparcial, autêntica e detalhada. Assim, os consumidores são os influenciadores na decisão de compra”, explica.

Shine conta que o cliente cada vez mais percebe os benefícios da consulta prévia da reputação de produtos e lojas, e que isso afeta diretamente a satisfação de compra. Além disso, o engajamento do consumidor em expor suas experiências para terceiros tem crescido.

publicidade

Por sua característica, a Black Friday coloca toda a operação do comércio eletrônico à prova: desde a capacidade da loja de suportar a quantidade de acessos até o cumprimento de prazos de entrega.

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a transformar as avaliações em aliadas no momento da compra:

  • depois de verificar produto e preço, leia o que outros consumidores falam sobre o item e a loja;
  • é preciso lembrar que cada consumidor leva em consideração um ponto ou outro em sua jornada de compra. O que significa que, o que é ruim para um, pode não ser para outro. Então, é preciso estabelecer um filtro;  
  • algumas lojas dividem as avaliações por interesse. Procure, então, as avaliações de consumidores que têm necessidades semelhantes as suas para ver depoimentos que possam de fato ajudar sua decisão de compra;
  • observe se a empresa fica atenta aos comentários: isso demonstra se ela se preocupa com a experiência de compra dos clientes;
  • após a compra, não esqueça de fazer uma avaliação para contar sobre a jornada de compra (prazos, condições do produto, atendimento da loja e outros) e a experiência com o produto (especificações, custo-benefício e assim por diante). Isso vai ajudar outros clientes.

E para aproveitar as ofertas da Black Friday uma boa ideia é instalar o plugin Olhar Digital Ofertas. Com ele, é possível acompanhar a evolução de preços dos produtos, bem como comparar preços entre lojas e encontrar cupons de desconto especiais.