

Uma das dicas para quem vai fazer compras na Black Friday é o acompanhamento de opiniões de outros consumidores e reviews especializados. E isso vale tanto para a reputação da loja, que vai garantir que o comprador não tenha dificuldades posteriores, quanto para as características do produto. Para muitos, isso tem mais valor que os descontos oferecidos na data.
Essas consultas são aliadas importantes para a decisão de compra. Por meio delas, é possível saber mais sobre a qualidade de um produto, os termos de garantia e, claro, seu custo-benefício. A pesquisa “Comportamento do E-consumidor na Black Friday”, indica que, na Black Friday de 2018, foram contabilizadas 12 milhões de leituras de avaliações de produtos e lojas. Além disso, 33 mil perguntas foram respondidas pelas lojas virtuais no período.
Para 2019, a procura por essas avaliações deve aumentar 32%, segundo Fernando Shine, CEO da Yourviews. Ele diz que o número foi projetado com base nos dados de empresas como Nielsen e Google em relação a tíquete médio, faturamento e quantidade de pessoas que compram na data. “A avaliação é genuína, ou seja, imparcial, autêntica e detalhada. Assim, os consumidores são os influenciadores na decisão de compra”, explica.
Shine conta que o cliente cada vez mais percebe os benefícios da consulta prévia da reputação de produtos e lojas, e que isso afeta diretamente a satisfação de compra. Além disso, o engajamento do consumidor em expor suas experiências para terceiros tem crescido.
Por sua característica, a Black Friday coloca toda a operação do comércio eletrônico à prova: desde a capacidade da loja de suportar a quantidade de acessos até o cumprimento de prazos de entrega.
Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a transformar as avaliações em aliadas no momento da compra:
E para aproveitar as ofertas da Black Friday uma boa ideia é instalar o plugin Olhar Digital Ofertas. Com ele, é possível acompanhar a evolução de preços dos produtos, bem como comparar preços entre lojas e encontrar cupons de desconto especiais.