O Google Assistente já vem instalado por padrão nos aparelhos Android e facilita bastante realizar algumas tarefas via comandos de voz. E, para melhorá-lo, é claro, o Google continua implementando novos recursos, que as vezes até se integram a outros aparelhos e aplicativos instalados.

Por sua vez, o último recurso do Google para o seu assistente virtual se chama “Ambient Mode”, que deixa o Google Assistente aparecer na tela de bloqueio do celular com alguns itens como um slide de fotos, informações de trajetos diários e outros dados enquanto o aparelho é carregado. A seguir, veja como ativar o modo Ambiente do Google Assistente.

publicidade

Importante

A nova função do Google Assistente já está disponível na versão estável do aplicativo, mas ela ainda deve demorar a aparecer para alguns usuários, já que está sendo liberada gradualmente.

publicidade

Até o momento, o novo recurso está aparecendo para pessoas que utilizam o Android 8.0 ou superior em celulares das marcas Nokia, Xiaomi e Sony, mas não informado pela empresa se há algum requisito ou se ele ficará restrito apenas a elas.

Como ativar o modo ambiente do Google Assistente

Apesar de ser um recurso novo e útil para muitas pessoas, a nova função do Google para o seu assistente virtual não é ativada por padrão, mas o processo para isso é simples de ser executado. Confira:

publicidade

1. Abra o Google Assistente normalmente e deslize a sua janela para cima;

Reprodução

publicidade

2. Toque no avatar de sua conta e entre em “Assistente”;

Reprodução

3. Deslize a tela para baixo e toque em “Telefone”;

Reprodução

4. No menu, encontre a função “Ambient Mode” e habilite-a.

Reprodução

Depois de ter executado esse processo, ainda é necessário conceder uma permissão para o Google Assistente mostrar resultados pessoais na tela de bloqueio, além de suas notificações. Para isso, basta seguir os passos ilustrados na imagem abaixo.

Reprodução

Com todas as permissões concedidas, agora, quando o seu celular estiver sendo carregado, ele mostrará o Google Assistente na tela de bloqueio, mostrando notificações e demais informações.

Reprodução

Utilizando o slide de fotos

Além de mostrar essas informações mais úteis, o novo recurso também pode deixar o seu aparelho como uma espécie de porta retrato enquanto está sendo carregado. Para isso, no mesmo menu onde o novo recurso foi ativado é necessário habilitar a opção do “Slide de fotos”. Para usar essa função, também lembre-se de deixar ativada a opção “Porta-retrato na Visualização na Tela”.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como habilitar o recurso modo ambiente do Google Assistente no Android para ter acesso a algumas informações enquanto o seu aparelho está sendo carregado.