Nessa década, os smartphones e aplicativos se tornaram parte essencial de nossas vidas. Desde o lançamento do Google Play e da App Store em 2008, as opções disponíveis para download nos ajudam a conhecer novas pessoas, nos comunicar, ouvir música e muitas outras coisas.

A principal função de um telefone, que é o de realizar ligações, está ficando cada vez mais esquecida com tantos apps disponíveis. Aqui estão alguns dos mais impactantes dos anos 2010 até hoje (sem nenhuma ordem específica):

INSTAGRAM

O que é? O Instagram permite compartilhamento de fotos e vídeos

Por que está na lista: A busca pela “foto perfeita”, presença de Stories, Boomerangs e eficiência de marketing alterou a forma como as pessoas se comportam online.

publicidade

Reprodução

TWITTER

O que é? Uma plataforma de mídia social para postar textos curtos, fotos e vídeos

Por que está na lista: Apesar de estrear na década anterior, mudou a forma de comunicação do mundo. Desde organizações e transmissões de mensagens durante ditaduras (Primavera Árabe) até presidentes conversando diretamente com o povo, o Twitter é uma das mais eficientes redes sociais.

Reprodução

FACEBOOK

O que é? Uma plataforma de mídia social

Por que está na lista: Também estreou antes da década, mas se tornou a principal rede social do mundo, permitindo conexões com amigos e familiares. Memes e vídeos popularizaram ainda mais o Facebook.

Reprodução

TINDER/GRINDR/BUMBLE

O que são? Aplicativos de namoro

Por que estão na lista: O mecanismo de seleção (deslizando para a direita ou esquerda) e a filtragem de acordo com os desejos de quem usa, facilitou o ato de encontrar um par romântico.

Reprodução

GOOGLE MAPS/APPLE MAPS

O que são? Os dois aplicativos de mapas/rotas mais populares do mundo

Por que estão na lista: Quase impossível viajar sem eles. Permitem viagens a qualquer lugar do mundo sem precisar saber onde está.

Reprodução

SPOTIFY

O que é? Um serviço de streaming de música

Por que está na lista: Estreou com 50 milhões de músicas em sua biblioteca, gratuita e de uso simples. Alterou a forma como consumimos música.

Reprodução

SLACK

O que é? Uma plataforma de mensagens instantâneas

Por que está na lista: Possui integração com outros aplicativos, aumentando a eficiência na comunicação corporativa. 

Reprodução

UBER/LYFT

O que são? Aplicativos de carona

Por que estão na lista: Obtiveram grande impacto no transporte dentro das cidades. Mais baratos do que táxis e mais privados do que transporte público, permitem encomendar uma carona para uma exata localização e pagar automaticamente com o cartão de crédito.

Reprodução

VENMO

O que é? Permite fazer pagamentos digitais para outras pessoas

Por que está na lista: Acabou com a desculpa de quem esqueceu a carteira. Ele permite pagamento digital imediato a outras pessoas, como aos amigos que compram nosso ingresso no cinema.

Reprodução

ANGRY BIRDS

O que é? Um jogo para lançar aves na tentativa de matar porcos

Por que está na lista: Tornou-se tão popular que recebeu diversas versões do jogo e até mesmo dois filmes.

Reprodução

CANDY CRUSH SAGA

O que é? Um jogo de combinação

Por que está na lista: Um dos jogos de correspondência de blocos mais populares de todos os tempos. Fácil de entender e fácil de espalhar (necessário pedir aos amigos que enviem vidas, o que vira uma bola de neve de jogadores).

Reprodução

POKÉMON GO

O que é? Primeiro jogo de realidade aumentada baseado no universo Pokémon

Por que está na lista: Foi um fenômeno imediato. Faz os jogadores saírem de casa para caçar Pokémons e coletar itens. Já ultrapassa um bilhão de downloads.

Reprodução

VINE

O que é? Plataforma que permite gravação e compartilhamento de vídeos curtos

Por que está na lista: Propriedade do Twitter, o app foi descontinuado em 2016, devido à forte concorrência. Mas, enquanto durou, popularizou rapidamente os vídeos em formato curto, permitindo gravá-los e publicá-los imediatamente. Hoje, quem ocupa o posto é o TikTok.

Reprodução

FLAPPY BIRD

O que é? Um jogo de atravessar pequenos espaços com um pássaro

Por que está na lista: Ocupou o posto de app mais baixado nas lojas de aplicativos durante um mês em 2014. Foi um jogo tão viciante que acabou sendo removido das lojas após muitas polêmicas. Pessoas com o app instalado após sua remoção tentavam vender seus celulares por até US$ 100 mil.

Reprodução

FACEBOOK MESSENGER/WHATSAPP

O que são? Plataformas de bate-papo e mensagens instantâneas

Por que estão na lista: Ambos fazem essencialmente a mesma coisa, mas o WhatsApp usa menos dados e criptografa as mensagens. Incrivelmente populares no mundo todo.

Reprodução

NETFLIX

O que é? Um aplicativo de streaming de vídeo, focado no conteúdo original

Por que está na lista: Com um catálogo imenso de filmes e séries, é o principal aplicativo do tipo atualmente. Permite o download da maioria dos programas no celular.

Reprodução

SNAPCHAT

O que é? App de mídia social no qual as fotos e mensagens desaparecem automaticamente

Por que está na lista: Extremamente popular entre 2013 e 2015, principalmente entre jovens, permite o compartilhamento de fotos e vídeos curtos que somem alguns segundo após serem visualizados.

Reprodução

YOUTUBE

O que é? Aplicativo que permite qualquer pessoa assistir ou postar vídeos

Por que está na lista: Mudou completamente a forma como consumimos mídia, originando até uma profissão (YouTuber). Teve um crescimento exponencial e já passa de um bilhão de usuários.

Reprodução

GOOGLE PAY/APPLE PAY

O que são? Apps de pagamento móvel usando apenas o dispositivo

Por que estão na lista: A capacidade de pagar coisas com o celular parecia absurda no início da década. Hoje, é uma conveniência que agrada a muitos.

Reprodução

GOOGLE ASSISTENTE/ALEXA/SIRI

O que são? Assistentes de voz

Por que estão na lista: A Siri foi a primeira grande assistente de voz, mas outras opções mais inteligentes a ultrapassaram. A conveniência de fazer pesquisas com a voz popularizou os assistentes.

Reprodução

AMAZON

O que é? O app da maior varejista online do mundo

Por que está na lista: Tornou ainda mais fácil e rápido fazer uma compra pela Amazon, que vende literalmente de tudo.

Reprodução

SKYPE/FACETIME/ZOOM

O que são? Apps de chamadas de vídeo em tempo real

Por que estão na lista: Permite conversar em tempo real com quem está longe, sendo algumas das melhores e mais populares ferramentas para reuniões ou conversas de família.

Reprodução

FORTNITE

O que é? Um jogo do estilo Battle Royale

Por que está na lista: Fortnite teve um impacto cultural que poucos jogos alcançaram. As danças do jogo se tornaram extremamente populares, e o vencedor da Copa do Mundo de Fortnite recebeu US$ 3 milhões.

Reprodução

UBER EATS/POSTMATES/GRUBHUB/DOORDASH

O que são? Entregas de comida

Por que estão na lista: Permitem pedir comida até mesmo de restaurantes sem delivery. Facilitaram muito os pedidos, descartando a necessidade de ligar diretamente no estabelecimento.

Reprodução

GOOGLE FOTOS

O que é? Aplicativo de armazenamento de fotos para Android e iOS.

Por que está na lista: Permite a busca de imagens armazenadas em nuvem, mesmo se não soubermos quando a foto foi tirada.

Reprodução

Via: CNET