A Valve anunciou que não fabricará mais seu controle próprio, o Steam Controller, após quatro anos de seu lançamento. O controle está sendo vendido por apenas cinco dólares mais o frete – 90% de seu preço original. Uma nota na loja da Steam avisa que sua quantidade agora é limitada. Quando eles acabarem, a Valve não irá repor os estoques.

Embora tenha recebido reviews dizendo que seu design era muito estranho, a Valve vendeu mais de 500 mil Steam Controllers em apenas seis meses. Ele se tornou um dos dispositivos gamers mais fáceis de configurar: permitia jogar Street Fighter V estritamente com controles de movimento ou Rocket League com o analógico programado para aceleração e freio.

Além disso, é talvez o único a oferecer uma precisão pontual semelhante ao mouse. Isso ocorre porque ele usa um par de trackpads, completando com feedback tátil, para emular um trackball ou mouse. No verso, existem botões para agachar, pular, bater e qualquer outra coisa, sem precisar tirar os polegares dos trackpads.

Graças ao software de configuração da Valve, jogadores passaram a fazer uploads de suas formatações para todas as suas bibliotecas de jogos na Steam. No entanto, o Steam Controller enfrentou alguns problemas ao longo de sua vida, como o jogo não sabendo identificar se o jogador usava um gamepad ou um teclado e mouse. Depois, a empresa passou a permitir a configuração de qualquer controle, levando seu próprio produto ao esquecimento.

publicidade

Apesar de sua versatilidade, muitas pessoas não acham o controle confortável, devido a seu design, que deixa as mãos com uma postura diferente e um pouco estranha. Até o momento, a Valve não comentou se voltará a trabalhar com o conceito do Steam Controller. Contudo, o foco da empresa atualmente parece estar na realidade virtual.

A queima de estoque do controle vai somente até o dia 3 de dezembro. Restam poucos dias para adquirir um Steam Controller antes que ele saia totalmente de linha e se torne apenas um item de colecionador.

Via: The Verge