

O pico de buscas por produtos de Varejo na Black Friday acontece na quinta e na sexta-feira, mas a maior parte dos consumidores já entende a data como um período maior. Nas últimas duas semanas, o Google registrou o aquecimento das buscas por produtos de Varejo em 13%. Além disso, somente em 2019, as buscas por produtos de Varejo se intensificaram em torno de 10% (entre janeiro a outubro de 2019 vs. mesmo período do ano passado).
Dados de 2018 mostram que na sexta-feira da Black Friday existe um crescimento médio de 77% nas buscas por produtos do varejo quando comparado com a média das demais sextas de novembro. Já as buscas por marcas de varejistas foram 3,9 vezes maior que uma sexta-feira comum.
Uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Provokers, que ouviu 1.500 consumidores on-line de todas as regiões do país, em julho de 2019, mostrou a intenção de compra do brasileiro por categoria:
48% (+23% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa Black Friday. Dados da Busca mostram que celulares mais antigos crescem mais do que os celulares mais novos durante o evento. Por exemplo, nos últimos três anos, o iPhone que tinha sido lançado no ano anterior, cresceu e ultrapassou o volume de buscas do iPhone lançado no ano do evento.
36% (+38% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa BF. Em anos que antecedem grandes eventos esportivos como Olimpíadas e Copa do Mundo, a categoria tem pico de interesse na Busca e também de vendas durante a Black Friday.
38% (+53% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa BF. PC Gamers (Desktop) estão com forte crescimento (+10% YoY na Busca) e podem ser uma tendência positiva para esse ano.
36% (+50% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa Black Friday. Depois de uma forte crise econômica que impactou drasticamente a categoria, o interesse pelos produtos na Busca estão acima da média. Geladeira (+25% YoY); Máquina de Lavar (+13% YoY); Frigobar (+39% YoY) são os produtos com maior crescimento de busca em 2019.
31% (+19% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa BF. Produtos com forte crescimento: ventilador, umidificador, liquidificador, purificador, aspirador, etc.
14% (+133% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa BF. Essa é uma das categorias com maior aumento da intenção de compra para o evento: principalmente para cerveja, whisky e gin.
9% (+125% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa Black Friday. A categoria cresce de forma exponencial no digital e na Black Friday, principalmente devido a alta diferença dos preços no mundo físico.
23% (+109% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa BF. Ambiente da sala de jantar e TV é o que mais cresce para o evento, como cadeira, mesa e sofás.
Abaixo apresentamos o ranking dos produtos mais buscados no Google nos últimos dias, inclusive até a manhã hoje.