O desenvolvimento do PlayStation 5 continua a todo vapor. Enquanto a Sony finaliza o hardware, visando um lançamento no final de 2020, os desenvolvedores já estão ocupados criando os primeiros jogos para o novo console. Prova disso são as imagens de devkits, versões especializadas do console usadas pelas produtoras nos testes e depuração dos jogos, que tem surgido na internet.

Em agosto a Sony registrou mundialmente a patente de um “novo dispositivo eletrônico”, que rapidamente foi identificado como sendo de um devkit do PS5. Em outubro surgiu na web a primeira foto do hardware, mostrando que seu design incomum é real. E agora surge mais uma foto, desta vez com alguns detalhes inéditos.

A imagem foi postada no Twitter pelo usuário “The Drunk Cat” e mostra dois kits de desenvolvimento, lado a lado. Não é incomum que produtoras tenham múltiplas unidades, para que cada desenvolvedor possa testar seu código rapidamente sem ter de entrar em uma “fila”.

Reprodução

publicidade

Kits de desenvolvimento do PlayStation 5. No destaque em amarelo, um devkit do PS4. Em vermelho, o que parece ser documentação para os desenvolvedores.

Em relação à imagem anterior, é notável a presença do que parece ser uma tela OLED à direita do painel frontal. Embora praticamente ilegível, ela parece conter informações sobre o hardware, como seu endereço IP na rede.

Há alguns detalhes na foto que indicam sua veracidade. No canto direito há dois kits de desenvolvimento do PlayStation 4, empilhados. E acima de um deles um grosso livro com o logo da Sony na capa, que provavelmente é documentação de referência para os desenvolvedores, ou do PS4, ou do PS5. Não é possível saber se os controles que aparecem na imagem são os novos DualShock, ou se são o modelo do PlayStation 4.

Segundo Tom Warren, editor do site The Verge, o formato incomum dos devkits tem um motivo: ajudar na refrigeração. As unidades seriam otimizadas para expulsar o ar quente pelas laterais e vão central, o que permite que várias delas sejam empilhadas sem risco de causar superaquecimento.