Lil Bub, a gatinha que desde 2011 cativou a internet com sua aparência única, morreu na noite deste domingo (1). Segundo seu dono, Mike Bridavsky, ela lutava contra uma infecção nos ossos e morreu de forma inesperada durante o sono.

A aparência incomum de Bub, com seus membros curtos e língua sempre para fora, era consequência de uma forma extrema de nanismo felino, que também lhe deu dedos extras nas patas. Ela também sofria de osteoporose, doença que torna os ossos fracos e suscetíveis a fratura.

publicidade

Graças a uma campanha organizada por fãs em 2015 a gata teve seu genoma sequenciado, e os pesquisadores descobriram que ela sofria de uma mutação em um gene chamado RANK/TNFRSF11A, encontrada também em um rato e 15 humanos.

Bridavsky vendia itens com a imagem de Bub e organizava encontros com fãs, com parte da renda sempre destinada a abrigos de animais e entidades que cuidam de mascotes com necessidades especiais. A gata chegou a ser estrela de um documentário, Lil Bub & Friends, que explora a popularidade dos gatos na internet.

publicidade

No Instagram, ele postou uma homenagem a sua gatinha:

É impossível colocar em palavras o profundo efeito que BUB teve na minha vida, na vida de milhares de animais de estimação sem teto e na vida daqueles entre vocês que cuidaram dela como se ela fosse sua própria família. Ela me ensinou tudo o que eu sei sobre o amor incondicional, ela juntou minha esposa Stacy e eu, é a razão pela qual temos nossos lindos filhos Rosco e Lula, e tem sido uma fonte constante de amor em nossas vidas nos últimos 8 anos. Dizer que nossa família está arrasada seria um eufemismo.

publicidade

Mas o mais importante, BUB fez uma enorme diferença no mundo do bem-estar animal e na vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Ela literalmente salvou milhares de vidas (animais e humanas), iniciou o primeiro fundo nacional para animais de estimação com necessidades especiais, foi alvo de pesquisas genéticas e biológicas inovadoras, ajudou a arrecadar mais de US $700.000 para animais carentes e espalhou uma mensagem de determinação, positividade e perseverança para pessoas de todo o mundo. E mesmo que meu coração esteja absolutamente arrasado por sua partida graciosa do planeta Terra, eu sei que seu espírito, magia e energia avassaladora ainda estão conosco, lembrando-nos todos os dias para melhorarmos.

Em maio deste ano também faleceu Tardar Sauce, mais conhecida como Grumpy Cat, conhecida por sua cara “rabugenta” que também era resultado de nanismo felino. Grumpy e Bub se encontraram durante o Segundo Festival dos Vídeos de Gatos na Internet, realizado em 2003 em Minneapolis, no estado norte-americano de Minnesota.