Durante a noite da última terça-feira (3), um grande número de usuários das redes sociais relatou ter visto “luzes estranhas no céu” por diferentes lugares do Chile. O fenômeno chamou a atenção e alimentou teorias seculares em torno dos famosos OVNIs. Entretanto, a resposta pode deixar as pessoas ainda mais surpresas. Tudo indica que as luzes são a rede de satélites Starlink, pertencente a Elon Musk e à SpaceX.

Nas imagens postadas pelos usuários, é possível ver uma fileira de luzes que, de forma coordenada, passando pelo céu noturno por diversas cidades chilenas. Esse ‘trem’ de luzes pode ser os mais de 60 satélites Starlink, que buscam criar uma rede para que, no futuro, ofereçam internet para todo o mundo.

Um evento semelhante foi registrado em outras partes do mundo durante o mês de maio. Na ocasião, também foi alegado que se tratava dos satélites da SpaceX. Eles orbitam há uma altura que pode variar de 350 a 1.150 km em relação à superfície da Terra. Eles estão muito mais próximos se comparados aos 35 mil quilômetros dos satélites atuais a oferecer esse serviço.

Para aqueles que desconfiam da possibilidade de visualizar a rede de satélites no céu, o site Heavens-Above.com possui um link para acompanhar em tempo real a localização dos Starlink. Segundo o próprio Elon Musk, haverá mais de 20 lançamentos desse tipo de satélite no próximo ano, com a SpaceX lançando até 10 mil deles nos próximos meses.

publicidade

Veja abaixo tuítes de chilenos falando sobre as luzes vistas no céu.

 

 

Via: Fayer Wayer