O ano de 2019 já está terminando e é bem capaz que você tenha usado o Spotify para escutar boa parte de suas músicas favoritas. Se você não se lembra do que escutou por lá ou quer compartilhar qual foi o seu gosto musical para esse ano ou até mesmo para a última década, uma boa ideia pode ser fazer a sua retrospectiva do Spotify.

Para não ter que realizar esse trabalho de forma manual, é claro, o serviço de streaming de músicas disponibilizou uma ferramenta, que pode ser acessada tanto pelo seu aplicativo como pelo seu computador. A seguir, veja como criar a sua retrospectiva do que você escutou no Spotify em 2019 ou durante a última década.

Como fazer a sua retrospectiva do Spotify pelo PC

Para montar a retrospectiva do Spotify usando o computador, a maneira mais fácil consiste em usar um site criado pela empresa, que pode ser acessado em qualquer navegador. Confira:

1. No navegador de sua preferência, acesse o site da Retrospectiva Spotify;

publicidade

2. Com a página carregada, clique em “Entrar”;

Reprodução

3. Realize o login na plataforma com a sua conta;

Reprodução

4. Confira os slides com as principais informações de sua retrospectiva;

Reprodução

5. Ao final da apresentação, você terá a opção de compartilhar a sua retrospectiva nas principais redes sociais.

Reprodução

Enquanto você progride pelos slides de sua retrospectiva, não se esqueça de conferir a interação que alguns deles oferecem. Na imagem abaixo, por exemplo, é possível escutar uma playlist de suas músicas mais tocadas.

Reprodução

Como fazer a sua retrospectiva do Spotify pelo celular

Quem já tem o costume de usar mais o aplicativo do Spotify no celular achará ainda mais fácil o processo para fazer a sua própria retrospectiva. Para isso, basta seguir esses passos:

1. Acesse a Google Play ou a App Store e atualize o Spotify para a sua última versão disponível;

2. Com o aplicativo aberto, em sua tela inicial, toque em “Veja como foi seu ano de música no Spotify” e comece a verificar sua retrospectiva;

Reprodução

3. Assim como no PC, você terá a opção de compartilhar a sua retrospectiva no formato de Stories e até criar uma playlist com as músicas, que você mais reproduziu na plataforma.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como criar a sua retrospectiva no Spotify com o que você tem escutado mais. Nos testes realizados pelo Olhar Digital, o aplicativo do Spotify apresentou algumas falhas no Android para abrir a função de retrospectiva.