Quando se fala em carro elétrico com piloto automático, a primeira (e talvez única) tecnologia que vem à cabeça de muitos é o Autopilot da Tesla. Mas embora seu sistema seja um dos mais sofisticados do mercado, ele não é o único.

A Audi também tem um sistema de “direção assistida”: é o AI Adaptive Assist, usado no Audi E-Tron. Um vídeo no canal Tesla Driver, no YouTube, mostra como ele funciona e o compara com o Autopilot da Tesla.

publicidade

De acordo com o vídeo, o sistema da Audi é muito melhor que o da Tesla em controlar a velocidade do veículo e manter a distância em relação aos carros à frente, e também pode fazer curvas e entrar em rotatórias automaticamente.

publicidade

Entretanto, é mais limitado que o da concorrente de outras formas: a detecção das faixas na pista é menos precisa e ele não pode detectar e reagir ao tráfego ao redor do carro, apenas ao que estiver diretamente à frente.

Tesla ou Audi, ainda não há um sistema de direção completamente autônoma em veículos comerciais. A tecnologia é classificada em “níveis”, e quanto maior o nível, mais autônomo um veículo. Um Tesla com Autopilot é classificado como nível 2 ou “Hands-Off”, ou seja, o motorista pode tirar as mãos do volante, mas deve estar preparado para retomar o controle a qualquer momento.

publicidade

Um táxi autômomo, como os da Waymo, é nível 4 ou “Mind-Off”. O veículo pode se conduzir sozinho, mesmo que o motorista não esteja prestando nenhuma atenção ao trajeto ou dormindo.

A Tesla promete que um sistema nível 5 ou “full self driving” (FSD, Completamente Autônomo) estará disponível aos seus consumidores em 2020. Neste nível, nem mesmo um volante seria necessário.

publicidade

Fonte: Tesla Driver