O ator norte-americano René Auberjonois faleceu neste domingo (8) aos 79 anos, vítima de um câncer metastático pulmonar.

Descrito como um ator veterano do teatro, TV e cinema, artista, diretor, dublador, narrador, pintor, fotógrafo e chef, Auberjonois é mais conhecido pelo papel de Odo, o alienígena metamorfo que é chefe de segurança da estação espacial Deep Space Nine em Star Trek: Deep Space Nine.

Literalmente uma “massa gelatinosa”, Odo assumia forma humanoide para facilitar a interação com os habitantes da estação e frequentemente servia como observador e comentarista sobre a natureza humana, de forma similar a Spock na série original ou Data em “A Nova Geração”.

Auberjonois também dirigiu oito episódios de Deep Space Nine, e dublou a personagem em jogos como Star Trek: Deep Space Nine: Harbinger e Star Trek: Deep Space Nine: The Fallen. Em agosto de 2018 o ator esteve no Brasil durante a convenção StarCon, para falar sobre os 25 anos da série.

publicidade

Este foi o segundo ator de DS9 a morrer em 2019. Em setembro faleceu Aron Eisenberg, que interpretava o Ferengi Nog. Curiosamente, sobrinho de Quark, “arqui-inimigo” de Odo.

Fonte: Star Trek