A MediaTek apresentou recentemente seu primeiro chip 5G e System on a Chip (SoC) de última geração, o Dimensity 1000. Muitos fabricantes chineses de smartphones, como a Xiaomi, Oppo e Vivo, já anunciaram uma parceria com a empresa de chips de Taiwan para usar o mais recente 5G em seus telefones a partir do próximo ano. Agora, novas informações dizem que a Samsung também abriu negociações com a MediaTek para utilizar sua tecnologia 5G em seus próximos celulares.

A força que a MediaTek vem ganhando fica evidente pelo fato de a Redmi ter optado pelo chip MediaTek G90T para sua popular série Redmi Note, mesmo que houvesse medo da reação dos usuários. De acordo com os relatos mais recentes, a Samsung pediu que a MediaTek enviasse amostras dos chips 5G para testar nos smartphones da série A em 2020. A gigante sul-coreana recentemente fechou suas fábricas na China, e essa abordagem à MediaTek pode ajudar a empresa a encontrar fábricas chinesas para produzir seus telefones de nível médio.

A Samsung depende muito de seus chipsets Exynos em seus telefones de médio porte atualmente, e o aumento da popularidade da MediaTek pode ajudar a expandir o mercado da Samsung. O chip Dimensity 1000 5G agora tem um novo pretendente.

Reprodução

publicidade

O Dimensity 1000 é uma solução única de chip 5G com um modem 5G integrado. Ele oferece uma combinação de tecnologias avançadas compactadas em um chip de 7nm e ajustadas para o desempenho 5G, segundo a empresa.

O Dimensity 1000 5G SoC suporta agregação de 5G de duas operadoras (2CC CA) e possui o SoC de taxa de transferência mais rápida do mundo, com downlink de 4,7 Gbps e velocidades de uplink de 2,5 Gbps em redes sub-6 GHz, informou a MediaTek. O chipset suporta redes sub-6 GHz autônomas e não-autônomas (SA/NSA). Ele também inclui suporte multímodo para todas as gerações de conectividade celular, de 2G a 5G.

Além disso, a MediaTek também está trabalhando em mais dois chips 5G econômicos com os nomes de código MT6885 e MT6873, respectivamente, o que permitirá a conectividade 5G em smartphones mais acessíveis. Até mesmo a Huawei deve se juntar ao movimento MediaTek 5G.

Via: BGR.in