Ter um celular roubado pode trazer muitas dores de cabeça e imaginar alguém com acesso ao seu WhatsApp é uma delas. Porém, nesse caso, existem formas bem simples de bloquear a sua conta e o próprio aplicativo ensina a fazer isso.

O primeiro passo é bloquear o chip. Com o bloqueio, o invasor não consegue verificar a conta, já que é necessário receber um SMS ou ligação para isso. Depois, é possível pedir um novo chip com o mesmo número para ativar o WhatsApp no aparelho novo. Esta é a maneira mais simples de desativar a conta em um celular perdido, já que só é possível ficar ativo com um número de telefone em um aparelho.

Porém, até cadastrar o número no novo smartphone, ainda é possível utilizar o aplicativo por wi-fi mesmo com o chip bloqueado. Para evitar que isso aconteça, é preciso mandar um e-mail para “[email protected]” com a frase “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta” no corpo da mensagem. Também é necessário colocar o número do telefone no formato internacional completo. Aquele com o “+55” na frente.

Quando uma conta é desativada ela não é completamente apagada durante 30 dias. Nesse período, os contatos ainda conseguem ver o perfil e enviar mensagens para o número. As conversas ficam pendentes e, caso a conta seja reativada dentro desse período, todas as mensagens serão recebidas. Isso inclui os grupos dos quais o usuário faz parte. Depois desses 30 dias, se a conta não for reativada, ela será completamente apagada.

publicidade

Via: Metro