A Finlândia está tornando um curso online gratuito de inteligência artificial, originalmente desenvolvido com o objetivo de educar seus cidadãos sobre a nova tecnologia, gratuito para qualquer pessoa.

Chamado Elements of AI, o curso está atualmente disponível em inglês, sueco, estoniano, finlandês e alemão. No país nórdico, mais de 1% dos 5,5 milhões de cidadãos se inscreveram.

O curso é bem projetado, oferece pequenos testes no final de cada seção e abrange uma variedade de tópicos, desde as implicações filosóficas da IA até assuntos mais técnicos, como a probabilidade Bayesiana. A duração estimada é de cerca de seis semanas, com cada seção levando entre cinco e 10 horas.

O governo finlandês disse que originalmente projetou o curso para dar aos seus cidadãos uma vantagem na área de inteligência artificial. Megan Schaible, da consultoria de tecnologia Reaktor, que ajudou a projetar o curso, disse que a motivação era “provar que a IA não deve ser deixada apenas nas mãos de alguns programadores de elite”.

publicidade

Fonte: The Verge