A cada ano, mais de 1.200 emojis são adicionados. Pensando nisso, o site “Emoji Voter” criou uma plataforma em que é possível opinar sobre as próximas criações, baseado no rascunho do desenho e na explicação de sua criação. O site busca garantir que sua voz seja escutada pelo Unicode, órgão que toma as decisões finais sobre o que chegará ou não aos celulares.

Os emoticons existem faz duas décadas e desde essa época, a escolha por quais símbolos serão desenvolvidos é, de certa forma, política. “O emoji tornou-se um resumo de nossa sociedade e se entrelaçou cada vez mais com as nossas conversas, mesmo quando falamos de política”, disse Lilian Stolk, especialista de emojis à TNW.

“Não apenas usamos emojis para a política, mas o processo de adição de novos também é um jogo. As grandes empresas de tecnologia usam emojis para mostrar que representam diversidade, como a Apple com emoticons para pessoas com deficiência e o Google com seu emoji neutro em termos de gênero”, explica.

Ao mesmo tempo, as escolhas sobre os símbolos que serão integrados nem sempre são inclusivas. Ano passado, por exemplo, a Apple foi criticada quando bloqueou o emoji da bandeira de Taiwan na região chinesa.

publicidade

Assim, qualquer pessoa pode enviar uma proposta para um novo emoji e muitos usuários, designers e ativistas políticos fazem exatamente isso. A decisão final é tomada pelo The Unicode Consortium, o órgão oficial que gerencia os emojis, mas são influenciados pela aparente popularidade das propostas.

O site não é oficial, mas pelo menos fornecerá aos membros votantes do órgão dados sobre o que os usuários desejam.

 

Via: 9to5Mac