A Xiaomi voltou ao Brasil recentemente. Desde então, a empresa trouxe ao mercado brasileiro diversos de seus aparelhos. O lançamento mais recente da marca – e um dos maiores destaques da empresa até então – é o Mi Note 10, que possui impressionantes cinco câmeras traseiras, sendo uma delas de 108 megapixels.

O Olhar Digital teve a oportunidade de testar o aparelho e te conta em detalhes no que o celular acerta e erra. A seguir, confira a nossa análise completa do Xiaomi Mi Note 10.

Design, acabamento e tela

Assim como a maioria dos aparelhos premium atuais, o Xiaomi Mi Note 10 possui cores que chamam bastante a atenção e refletem a luz do ambiente, utilizando o vidro como o material para o acabamento. Também, é claro, é por lá que se localizam as cinco câmeras principais do dispositivo, sendo elas bem salientes, além de tomar um bom espaço da área útil do smartphone.

Reprodução

publicidade

O aparelho possui uma tela AMOLED de 6,47 polegadas com resolução de 2340×1080 pixels e 398 ppi de densidade. Ainda em seu display, há um pequeno notch que abriga uma câmera frontal. Inclusive, é ainda na tela que está presente o leitor de impressões digitais do celular.

Reprodução

Em nossos testes, a tela, de forma geral, apresentou cores bastante vivas e imagens nítidas devido a sua boa resolução e densidade. Porém, algo que foi notado por nós, é que ela peca no nível de preto – nesse caso, a cor é um pouco apagada em comparação às outras e sai acinzentada.

Mesmo tendo uma boa pegada, o celular é um pouco grande e pesado, isso por conta de suas 208 gramas. Entretanto, um detalhe chama bastante atenção em seu acabamento: suas bordas são no estilo “Edge”. Ou seja, elas são arredondadas, o que garante elegância ao dispositivo. Se você está preocupado em relação a sua resistência, felizmente, a Xiaomi colocou na tela a proteção do Gorilla Glass 5 para proteger o vidro contra trincos e arranhões.

Reprodução

As conexões presentes no corpo do aparelho são bastante comuns e não mostram inovações. Nele, nós temos os botões de volume e power, além de uma porta USB-C para carregamento da bateria e uma entrada P2 para fones de ouvido.

Configuração e desempenho

Em relação ao hardware do aparelho, a Xiaomi implementou no Mi Note 10 um processador Octa-Core Snapdragon 730G, GPU Adreno 618, 6GB de RAM e 128GB de armazenamento – no caso desse aparelho, não é possível expandir a memória com um cartão microSD. Essas configurações fazem com que o Xiaomi Mi Note 10 seja visto como um aparelho do segmento intermediário premium.

Mesmo com uma configuração média e com um processador recente, é necessário dizer que ficamos um pouco decepcionados com a sua performance. Em mais de um momento, ao utilizar o celular para navegar na internet, ver vídeos e usar redes sociais, nós notamos alguns engasgos, o que não é muito comum em um celular com 6 GB de memória RAM. e bastante memória de processamento, o aparelho acabou decepcionando um pouco por conta de alguns engasgos em programas e até mesmo pequenos travamentos de sistema.

Inclusive, também é preciso dizer que em nossos testes de câmera, o aparelho ficou com a temperatura bem alta. E, em meio a isso, em determinado momento, o celular não queria mais abrir a câmera por alguns minutos até todos os processos serem fechados.

Na questão de jogos, o aparelho se saiu melhor, não esquentou e, também, não apresentou problemas durante sua execução. Em games como AsphaltX e World War Heroes, títulos que não exigem muito dos dispositivos, mas que são bastante populares, o Mi Note 10 os executou sem maiores problemas ou com qualquer lentidão.

Reprodução

A bateria é um dos grandes destaques desse dispositivo. Com 5.240 mAh, o Xiaomi Mi Note 10 é capaz de passar até dois dias longe da tomada. Durante nossos testes, ao final de um segundo dia, o celular ainda possuía 25% de bateria. Nesse período, ele foi utilizado para tarefas cotidianas como navegar na internet, ver vídeos, fazer chamadas e jogar.

Outro ponto positivo em relação ao desempenho de bateria é o tempo para sua recarga. Com o carregador incluso no aparelho, o dispositivo leva pouco mais de uma hora para carregar toda a sua capacidade.

Fotos

Um dos grandes destaques do Mi Note 10 é seu sistema de câmeras. O dispositivo possui cinco lentes traseiras, que podem ser listadas da seguinte forma:

  • Uma lente wide de 108 megapixels com abertura f/1.7;
  • Uma lente para retrato de 12 megapixels com abertura f/2.0;
  • Uma lente telegráfica de 5 megapixels com abertura f/2.0;
  • Uma lente ultrawide de 20 megapixels com abertura f/1.69; 
  • Uma lente macro de 2 megapixels.

De forma geral, as fotos obtidas impressionam pelo nível de detalhamento e iluminação. Entretanto, é preciso dizer que há um grande pós-processamento de imagens após sua captura. O resultado, na prática, acaba sendo bem bonito, mas quem gosta de uma foto mais realista pode acabar se decepcionando um pouco.

Reprodução

Reprodução

Em relação aos modos de fotografia, o Mi Note 10 não inova e traz opções comuns para captura de imagens, como fotos panorâmicas e modo retrato. Já um de seus destaques, e talvez o melhor recurso presente nas câmeras é o seu zoom, que é de até 5 vezes óptico e de até 50 vezes via software. Com ele, é possível ter boas fotos mesmo que o objeto esteja bem longe – entretanto, o uso de um tripé é recomendado.

Reprodução

Foto sem zoom

Reprodução

Foto com zoom

Para quem gosta de tirar fotos a noite, vai o aviso de que o modo normal do aparelho para capturas já oferece uma boa calibração para as fotos em ambientes escuros. Assim, o modo noturno presente só faz pequenos realces em alguns detalhes das imagens. Abaixo, você confere algumas imagens com e sem o modo noturno ativado.

Reprodução

Foto sem modo noturno

Reprodução

Foto com modo noturno

Algo que você deve notar, também no modo noturno, é que o céu visto nas fotos acima não representa o que foi de verdade capturado. Assim como ocorre no modo normal, o Xiaomi Mi Note 10 faz um pós-processamento, que satura bastante a imagem.

A câmera frontal possui 32 megapixels e segue o mesmo padrão de qualidade das lentes traseiras principais, sem grandes diferenças. Um recurso interessante, que não é novo, mas que não vemos em muitos aparelhos é a possibilidade de tirar fotos com o efeito “retrato” na orientação horizontal.

Os vídeos capturados com o celular também seguem o mesmo padrão de qualidade das fotos e podem ser gravados em resoluções até 4K e 30 quadros por segundo. O modo de câmera lenta também marca presença e entrega bons resultados.

Sistema

Apesar de ter sido lançado perto do fim de 2019, o Xiaomi Mi Note 10 ainda roda o Android 9 Pie, que vem com a interface MIUI 11. O sistema ainda traz os aplicativos da marca para a realização de tarefas básicas como a reprodução de vídeos e anotações.

Entretanto, algo um pouco incômodo é o número de apps e até jogos que vem pré-instalados no aparelho, inclusive com sugestões de mais aplicativos para serem baixados. Felizmente, que não gostar do que veio no aparelho pode fazer uma remoção completa deles.

Assim como é visto em outros aparelhos da marca chinesa, o Mi Note 10 também apresenta muitas propagandas em seu sistema.

Conclusão

O Xiaomi Mi Note 10 é um bom celular se comparado a outros intermediários premium, que é a categoria em que se encaixa. Apesar de possuir um processador recente, há travamentos no sistema e o celular esquenta bastante enquanto a câmera é utilizada, e isso deve ser levado como um contra.

Pelo lado positivo, nós podemos destacar a sua boa autonomia de bateria e o resultado das fotos graças a um sensor potente. Como ressaltamos na análise, apesar de ocorrer um grande pós-processamento, que tira um pouco o realismo, as fotos ainda alcançam um resultado bem bonito. Assim, é possível dizer que as fotos tiradas com o Mi Note 10 apresentam a mesma qualidade de fotos, que vimos em celulares top de linha desse ano.

Para quem deseja adquirir o aparelho, o Mi Note 10 já está à venda no Brasil com preço oficial de R$ 4.099,00. Entretanto, ele pode ser encontrado com preços bem mais baixos em outras lojas online.