Um milhão de dólares. Na verdade, US$ 1.112.900 (algo em torno de 4,5 milhões de reais); este é o valor do novo caminhão de bombeiros elétrico de Menlo Park, uma cidade no sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Criado para ser um veículo robusto de combate a incêndios, o caminhão se destaca pela sustentabilidade, ergonomia e, claro, o preço. 

Reprodução

O Corpo de Bombeiros de Menlo Park (CA) já reservou 10 modelos para 2021. “Normalmente, a maioria das emergências dura apenas 30 minutos ou menos e essa unidade de resposta pode ser desligada quando chegar ao incidente, portanto, um motor elétrico é muito prático, eficiente e ambientalmente responsável”, descreveu um relatório dos bombeiros de Menlo Park.

publicidade

O veículo tem 7,6 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2,35 metros de largura. Por ser elétrico, o caminhão é mais “ecológico, manobrável e seguro”, afirma o fabricante. Com dois motores elétricos, o veículo pode acionar as bombas de água por até 30 minutos sem parar. 

Reprodução

A bateria dá até 30 quilômetros de automonia. Além disso, o caminhão vem com uma esteira rolante com controle remoto que suporta até 750kg. O equipamento pode ser usado para transportar itens como dispositivos de resgate e bombas de água.

O wi-fi a bordo e um sistema de gerenciamento permitem que os ocupantes controlem o veículo e os drones de resgate. Se não bastasse, o caminhão de bombeiros é tão moderno quando diversos carros de luxo: ele possui sistema de espelho eletrônico, câmeras retrovisores, modo de direção quatro por quatro e faróis de LED.

Reprodução