Diz uma velha “teoria científica popular” que um ovo se sustentará “em pé” quando a lua obscurecer o Sol durante o equinócio da primavera. A explicação? O aumento da gravidade na Terra durante o fenômeno.

Embora a teoria tenha sido desmascarada há muitos anos, isso não impediu que muita gente fizesse o teste do ovo nesta quinta-feira (25). Muitos usuários das redes sociais na Ásia o no Oriente Médio – onde o raro eclipse anular foi visto – rechearam as redes com fotos e vídeos de “ovos em pé” (ou a melhor tentativa disso).

publicidade

Reprodução

Vídeos compartilhados mostraram alguns usuários conseguindo equilibrar os ovos em diferentes superfícies, incluindo cascalho, uma janela e uma placa durante o eclipse do “anel de fogo“.

publicidade

Chong Hon Yew, físico aposentado da Universidade de Ciência da Malásia, disse que não há qualquer evidência para apoiar a teoria. “Você pode fazer o mesmo experimento amanhã, antes ou depois do eclipse – é fácil fazê-lo”, disse Chong. “Mas é um truque divertido fazer (durante um eclipse) para atrair jovens interessados ​​em ciência e astronomia”.

publicidade

O eclipse anular de quinta-feira – que ocorre quando a lua cobre o centro do sol, mas deixa suas bordas visíveis para formar um anel – também foi visível na Arábia Saudita, Cingapura, Índia e Sri Lanka.

Reprodução

publicidade

Fonte: Reuters