A Intel apresentou durante a CES 2020, feira de tecnologia que acontece durante esta semana em Las Vegas, nos EUA, seu protótipo de um notebook com tela dobrável.

O aparelho foi batizado de “Horseshoe Bend” (algo como “curva da ferradura”, em homenagem a uma famosa curva do Rio Colorado, nos EUA) e quando aberto tem uma imensa dela de 17,3 polegadas. Dobrado, não é muito maior do que um notebook com tela de 12,5 polegadas.

publicidade

A máquina é baseada em um processador da Intel ainda em desenvolvimento, o Tiger Lake, mas a empresa não detalha as especificações técnicas, já que se trata de um conceito. A idéia é identificar os desafios para a criação de uma máquina deste tipo, como superá-los e entregar aos fabricantes de PCs uma “receita” pronta para que possam produzir algo similar. Algo que na indústria é conhecido como “design de referência”.

A tela do Horseshoe Bend é OLED, sensível ao toque e tem proporção 4:3. Quando o aparelho está dobrado, o pequeno espaço entre as duas telas pode ser usado para abrigar um teclado Bluetooth. Um suporte na traseira permite que o aparelho seja apoiado aberto sobre a mesa. Combinado ao teclado, isso o transforma em um prático “desktop”.

publicidade

A Lenovo também apresentou um dobrável com conceito similar durante a CES. A principal diferença entre o Horseshoe Bend e o Lenovo Thinkpad X1 Fold é o tamanho da tela, que na máquina da fabricante chinesa é de 13 polegadas quando aberta. Além disso, o X1 Fold foi desenvolvido como um produto, e deve chegar às lojas no exterior ainda no primeiro semestre, com preços a partir de US$ 2.499.

Fonte: CNet