Um novo golpe do WhatsApp está fazendo algumas vítimas essa semana. A nova fraude se baseia em ingressos gratuitos para shows de cantores famosos, de acordo com a fabricante de antivírus Kaspersky. O site explicou como o golpe é produzido: um suposto organizador de um evento liga para a vítima e afirma que ela ganhou convites VIP para um show ou festa.

Para “garantir a segurança” da mensagem, um golpista – se passando por organizador de eventos – diz para a vítima que enviou um SMS e pede para ela confirmar a sequência numérica recebida para adquirir o ingresso.

O problema é que, na realidade, os números são o código de ativação da conta da pessoa no WhatsApp. Ao passar esse dado, o golpista tem acesso às informações do perfil, bloqueando outro aparelho de entrar no aplicativo.

A partir desse momento, com acesso ao app, o golpista tem várias maneiras de praticar novos crimes, como pedir dinheiro emprestado a um amigo, por exemplo.

publicidade

A Kaspersky ainda explica como os criminosos mantêm o comando do perfil da vítima. “Para permanecer mais tempo com a conta, os criminosos estão criando a dupla autenticação no WhatsApp nas contas das vítimas que não o tinham configurado, o que impede o verdadeiro dono de recuperá-la”.

Como se proteger

A autenticação mencionada pela Kaspersky é uma boa maneira de evitar ataques virtuais. Trata-se de um código de seis dígitos que sempre será solicitado, assim que o dono do smartphone instalar o app em um novo aparelho.

Para ativá-lo, basta seguir os passos: acessar o item das configurações (as bolinhas do canto superior direto para dispositivos Android); entrar em “Configurações”, ir em “Conta”, clicar em “Confirmação em duas etapas” e criar a sequência desejada.

 

Via: UOL