Um grupo de cientistas suíços conseguiu criar um tipo incrivelmente leve de ouro de 18 quilates, usando uma matriz plástica em vez de elementos metálicos, como é feito tradicionalmente. O ouro acabou sendo quase 10 vezes menos denso que a do metal dourado tradicional, segundo os pesquisadores.

Os resultados foram publicados na revista Advanced Functional Materials. O ouro de 18 quilates “comum” consiste em três quartos de ouro e um quarto de cobre e possui densidade de cerca de 15g/cm3. Usando a matriz plástica, a densidade de ouro obtida pela equipe suíça é de apenas 1,7 g/cm3, o que ainda se classifica como ouro de 18 quilates.

publicidade

Reprodução

Em vez de usar um elemento de liga metálica, Raffaele Mezzenga, Leonie vant’ Hag e colegas da Escola Politécnica Federal de Zurique, na Suíça, usaram fibras proteicas e um látex polimérico para formar uma matriz na qual incorporaram discos de ouro nanocristais finos. Além disso, o ouro contém inúmeras bolsas de ar, tão pequenas que são invisíveis a olho nu.

publicidade

Durante o procedimento de criação do ouro, os cientistas adicionaram os ingredientes à agua e criaram uma dispersão. Depois, adicionaram sal para transformá-lo em gel e substituir a água por álcool. O segundo passo foi colocar gel de álcool em uma câmara de pressão com uma atmosfera carregada de dióxido de carbono que lhes permitisse se dissolver. Assim, eles obtiveram um aerogel homogêneo na forma de gaze.

Reprodução

publicidade

Por último, eles aplicaram calor no material para moldá-lo, preservando o ouro de 18 quilates. “Este ouro tem as propriedades materiais do plástico”, disse Mezzenga à agência Sputnik. “No entanto, ele brilha como ouro e pode ser polido e trabalhado como desejado”, concluiu.

Mezzenga ressalta que o progresso científico estará em demanda tanto na fabricação de relógios e joias quanto em catálise química, aplicações eletrônicas ou blindagem de radiação, entre outras propriedades.

publicidade

 

Via: FayerWayer