Recursos de inteligência artificial que anteriormente exigiam milhares de horas em poder de processamento estão cada vez mais acessíveis ao público. Um bom exemplo disso é o Doublicat, que promete colocar o rosto do usuário em milhares de memes dos mais variados gêneros.

O app, que está disponível para iOS e Android, é muito fácil de usar. Depois de instalar e conceder acesso à câmera basta enquadrar seu rosto na moldura, tirar uma foto, escolher um dos GIFs da galeria e aguardar alguns segundos até o resultado.

Reprodução

Em nossos testes o resultado não foi tão bom quanto os exemplos mostrados na página do app no Google Play, mas dá pra brincar. Um ponto fraco é que é impossível usar uma foto sua na galeria do smartphone, apenas fotos feitas com o próprio app. Outro é que os GIFs estão limitados aos que aparecem na galeria do app (são “mais de 1.000”, segundo a desenvolvedora), o que limita um pouco a versatilidade.

publicidade

O app é baseado em uma rede neural (GAN – Generative Adversarial Network) chamada RefaceAI, que também dá nome à empresa que o desenvolveu. Em declaração ao site The Next Web, o CEO da empresa afirma que as imagens são excluídas logo após serem processadas. Apenas “representações vetoriais” de algumas características são armazenadas pela empresa.

Fonte: The Next Web