Com a “morte” do Windows 7 na última terça-feira (14) – a Microsoft encerrou o suporte para o sistema operacional – muitos usuários migraram para a versão mais atual do SO da empresa, o Windows 10. Se você está chegando agora, ou já é usuário do sistema, existem várias dicas e truques novos e antigos que tornarão seu uso mais proveitoso.

O site CNET listou algumas dessas dicas, como por exemplo localizar o Menu Iniciar secreto e economizar energia da bateria com ajustes simples.

publicidade

Menu Iniciar “secreto”

O Menu Iniciar é acessível tradicionalmente por dois meios: o ícone do Windows na parte inferior esquerda da tela ou no teclado. Mas o Windows 10 inclui um segundo Menu Iniciar, mais enxuto, que facilita o acesso a recursos importantes como o Prompt de Comando, o Painel de Controle e o Gerenciador de Tarefas.

Para acessá-lo, pressione as teclas Windows + X ou clique com o botão direito do mouse no Ícone Iniciar do Windows.

publicidade

Minimize tudo

Se você é daquelas pessoas multitarefa, que abre diversas janelas ao mesmo tempo, o Windows 10 te permite minimizar todas as elas, exceto a que está trabalhando no momento.

Basta clicar na barra de título da janela que você deseja manter aberta para selecioná-la. Em seguida, mantenha o mouse pressionado e mova a janela para cima e para baixo rapidamente. Isso mesmo, é para sacudir ela.

publicidade

Depois de algumas “sacudidas”, todas as outras janelas abertas serão minimizadas, deixando apenas a que você selecionou.

Crie um evento sem abrir o aplicativo Calendário

A atualização mais recente do Windows 10 permite que você adicione rapidamente eventos ao seu calendário da Microsoft diretamente da sua barra de tarefas. Para isso, clique na caixa com a hora e a data no canto direito e na data em que deseja agendar um evento.

publicidade

Digite então o nome do evento, hora e local. (Se você tiver várias agendas, clique na seta para baixo ao lado do campo de nome do evento para escolher a que você deseja usar). Salve, e o evento aparecerá no seu aplicativo Calendário em todos os seus dispositivos conectados.

Faça uma captura de tela

Parece algo básico, mas tem uns truques nisso que podem ajudar. Se você deseja capturar e salvar uma imagem da tela inteira, pressione a tecla Windows + a tecla Print Screen e a imagem será salva na pasta Imagens > Capturas de tela.

Para capturar apenas uma parte da tela, pressione a tecla Windows + Shift + S para abrir uma ferramenta chamada Snip & Sketch, que permite clicar e arrastar para criar uma captura de tela, que é salva na área de transferência.

Abrir apps da Barra de Tarefas com atalhos no teclado

Se você fixou os programas na barra de tarefas na parte inferior da tela para criar um atalho, não precisa clicar nos ícones para abri-los. Em vez disso, use o atalho do teclado tecla Windows + [tecla numérica], com a tecla numérica correspondente à posição do programa na barra de tarefas. Por exemplo, a tecla Windows + 2 abrirá o segundo item na barra de tarefas.

Descubra quanto espaço os aplicativos estão ocupando

Se livre rapidamente de aplicativos que estão sugando o desempenho do seu computador, desinstalando os que ocupam mais espaço e você não os usa regularmente.

Para ver quanto espaço um aplicativo usa, vá pra Configurações> Sistema> Armazenamento. Clique na unidade que deseja pesquisar (o armazenamento local está em “Meu Computador”) e clique em Aplicativos e Jogos para ver uma lista de aplicativos instalados em sua máquina e quanto espaço eles estão ocupando.

Livre-se de anúncios no Menu Iniciar

Quando você executa o Windows 10 com as configurações padrão, às vezes pode ver aplicativos no lado direito do Menu Iniciar que não estão instalados. A Microsoft os chama de “sugestões”, mas na verdade são anúncios de aplicativos da Windows Store.

Para se livrar dos anúncios no Menu Iniciar do Windows 10, vá para Configurações > Personalização > Iniciar. Alterne a configuração chamada “Mostrar sugestões ocasionalmente em Iniciar” para a posição “Desativado”.

Encerrar aplicativos em segundo plano

Aplicativos executados em segundo plano podem receber informações, enviar notificações e permanecer atualizados, mas também pode sugam sua bateria e sua conexão com a internet.

Para controlar quais aplicativos estão sendo executados em segundo plano, vá para Configurações > Privacidade > Aplicativos em Segundo Plano. Você pode escolher quais aplicativos serão executados em segundo plano ou desativar a todos.

Usar rolagem em segundo plano

Com o Windows 10, você pode rolar para cima e para baixo em qualquer janela – mesmo que não seja a que você está trabalhando diretamente.

Com dois programas abertos ao mesmo tempo – por exemplo, uma página do navegador da Internet e um bloco de notas – você pode estar com uma delas em primeiro plano, e mesmo assim rolar a barra da outra janela, só colocando o ponteiro do mouse em cima dela.

O recurso deve estar ativado por padrão, mas se não estiver, vá para Configurações > Dispositivos > Mouse e alterne “Rolar janelas inativas quando passar o mouse sobre elas” para Ativado.

Mostrar extensões de arquivo no Explorador de Arquivos

A Microsoft oculta as extensões de arquivo por padrão (.exe, .jpg, .mp4 e por aí vai). Para ver as extensões de arquivo no Explorador de Arquivos, vá para a barra de pesquisa na parte inferior da tela, digite Opções do Explorador de Arquivos e clique nela.

Na janela exibida, clique na guia Exibir e desmarque a caixa que diz “Ocultar extensões para tipos de arquivos conhecidos”. Clique em “Aplicar” e “OK”.

Diminua as distrações

Você pode controlar o quanto de notificações recebe na tela do Windows 10 com o Focus Assist, uma ferramenta adicionada na atualização de abril de 2018.

Configure-o em Ajustes > Sistema > Assistente de foco. Escolha entre três opções: Desativada (obtenha todas as notificações de seus aplicativos e contatos), Somente Prioridade (veja apenas as notificações selecionadas de uma lista personalizada) e Somente alarmes (oculte todas as notificações, exceto para alarmes).

Você também pode programar esse recurso para  determinadas horas ou quando estiver jogando um jogo.

Via CNET