Com a “morte” do Windows 7 na última terça-feira (14) – a Microsoft encerrou o suporte para o sistema operacional – muitos usuários migraram para a versão mais atual do SO da empresa, o Windows 10. Se você está chegando agora, ou já é usuário do sistema, existem várias dicas e truques novos e antigos que tornarão seu uso mais proveitoso.
O site CNET listou algumas dessas dicas, como por exemplo localizar o Menu Iniciar secreto e economizar energia da bateria com ajustes simples.
O Menu Iniciar é acessível tradicionalmente por dois meios: o ícone do Windows na parte inferior esquerda da tela ou no teclado. Mas o Windows 10 inclui um segundo Menu Iniciar, mais enxuto, que facilita o acesso a recursos importantes como o Prompt de Comando, o Painel de Controle e o Gerenciador de Tarefas.
Para acessá-lo, pressione as teclas Windows + X ou clique com o botão direito do mouse no Ícone Iniciar do Windows.
Se você é daquelas pessoas multitarefa, que abre diversas janelas ao mesmo tempo, o Windows 10 te permite minimizar todas as elas, exceto a que está trabalhando no momento.
Basta clicar na barra de título da janela que você deseja manter aberta para selecioná-la. Em seguida, mantenha o mouse pressionado e mova a janela para cima e para baixo rapidamente. Isso mesmo, é para sacudir ela.
Depois de algumas “sacudidas”, todas as outras janelas abertas serão minimizadas, deixando apenas a que você selecionou.
A atualização mais recente do Windows 10 permite que você adicione rapidamente eventos ao seu calendário da Microsoft diretamente da sua barra de tarefas. Para isso, clique na caixa com a hora e a data no canto direito e na data em que deseja agendar um evento.
Digite então o nome do evento, hora e local. (Se você tiver várias agendas, clique na seta para baixo ao lado do campo de nome do evento para escolher a que você deseja usar). Salve, e o evento aparecerá no seu aplicativo Calendário em todos os seus dispositivos conectados.
Parece algo básico, mas tem uns truques nisso que podem ajudar. Se você deseja capturar e salvar uma imagem da tela inteira, pressione a tecla Windows + a tecla Print Screen e a imagem será salva na pasta Imagens > Capturas de tela.
Para capturar apenas uma parte da tela, pressione a tecla Windows + Shift + S para abrir uma ferramenta chamada Snip & Sketch, que permite clicar e arrastar para criar uma captura de tela, que é salva na área de transferência.
Se você fixou os programas na barra de tarefas na parte inferior da tela para criar um atalho, não precisa clicar nos ícones para abri-los. Em vez disso, use o atalho do teclado tecla Windows + [tecla numérica], com a tecla numérica correspondente à posição do programa na barra de tarefas. Por exemplo, a tecla Windows + 2 abrirá o segundo item na barra de tarefas.
Se livre rapidamente de aplicativos que estão sugando o desempenho do seu computador, desinstalando os que ocupam mais espaço e você não os usa regularmente.
Para ver quanto espaço um aplicativo usa, vá pra Configurações> Sistema> Armazenamento. Clique na unidade que deseja pesquisar (o armazenamento local está em “Meu Computador”) e clique em Aplicativos e Jogos para ver uma lista de aplicativos instalados em sua máquina e quanto espaço eles estão ocupando.
Quando você executa o Windows 10 com as configurações padrão, às vezes pode ver aplicativos no lado direito do Menu Iniciar que não estão instalados. A Microsoft os chama de “sugestões”, mas na verdade são anúncios de aplicativos da Windows Store.
Para se livrar dos anúncios no Menu Iniciar do Windows 10, vá para Configurações > Personalização > Iniciar. Alterne a configuração chamada “Mostrar sugestões ocasionalmente em Iniciar” para a posição “Desativado”.
Aplicativos executados em segundo plano podem receber informações, enviar notificações e permanecer atualizados, mas também pode sugam sua bateria e sua conexão com a internet.
Para controlar quais aplicativos estão sendo executados em segundo plano, vá para Configurações > Privacidade > Aplicativos em Segundo Plano. Você pode escolher quais aplicativos serão executados em segundo plano ou desativar a todos.
Com o Windows 10, você pode rolar para cima e para baixo em qualquer janela – mesmo que não seja a que você está trabalhando diretamente.
Com dois programas abertos ao mesmo tempo – por exemplo, uma página do navegador da Internet e um bloco de notas – você pode estar com uma delas em primeiro plano, e mesmo assim rolar a barra da outra janela, só colocando o ponteiro do mouse em cima dela.
O recurso deve estar ativado por padrão, mas se não estiver, vá para Configurações > Dispositivos > Mouse e alterne “Rolar janelas inativas quando passar o mouse sobre elas” para Ativado.
A Microsoft oculta as extensões de arquivo por padrão (.exe, .jpg, .mp4 e por aí vai). Para ver as extensões de arquivo no Explorador de Arquivos, vá para a barra de pesquisa na parte inferior da tela, digite Opções do Explorador de Arquivos e clique nela.
Na janela exibida, clique na guia Exibir e desmarque a caixa que diz “Ocultar extensões para tipos de arquivos conhecidos”. Clique em “Aplicar” e “OK”.
Você pode controlar o quanto de notificações recebe na tela do Windows 10 com o Focus Assist, uma ferramenta adicionada na atualização de abril de 2018.
Configure-o em Ajustes > Sistema > Assistente de foco. Escolha entre três opções: Desativada (obtenha todas as notificações de seus aplicativos e contatos), Somente Prioridade (veja apenas as notificações selecionadas de uma lista personalizada) e Somente alarmes (oculte todas as notificações, exceto para alarmes).
Você também pode programar esse recurso para determinadas horas ou quando estiver jogando um jogo.
Via CNET