Um dispositivo implantado no corpo pode salvar a vida de pessoas com severa dependência em opioides. Pesquisadores da Universidade Northwestern e da Universidade de Washington criaram um aparelho que detecta quando uma pessoa está tendo uma overdose e pode fornecer uma dose possivelmente salvadora de naloxona.

A naloxona é um medicamento que pode reverter rapidamente os efeitos de uma overdose de opioides, e nos Estados unidos faz parte do equipamento de emergência de paramédicos, bombeiros e policiais. “Você pode pensar no dispositivo como um socorrista eletrônico implantado e automatizado que está sempre presente com o naloxona, pronto para ser entregue no momento apropriado”, explica o professor da Northwestern John Rogers.

Além de aplicar a dose do medicamento, o dispositivo inventado pela equipe do professor Rogers inicia uma chamada de emergência para ajudar a pessoa que está sofrendo uma overdose. “Podemos medir quando há um início de insuficiência respiratória associada a uma overdose. Quando detectamos que isso está acontecendo, o dispositivo libera automaticamente a naloxona”, afirma.

O projeto ganhou uma doação de US$ 10 milhões do National Institutes of Health em outubro. Críticos argumentam que o implante pode incentivar comportamentos de risco e Rogers diz  que é uma preocupação válida, mas ofereceu uma analogia como contra-argumento. “Você pode fazer a pergunta: ‘Os airbags nos carros levam a um comportamento mais agressivo do motorista?’ Acho que não”, acredita.

publicidade

Via NBC Chicago