EnglishPortugueseSpanish

Cientistas descobrem como produzir oxigênio da poeira lunar

Redação 20 de janeiro de 2020
publicidade

Cientistas da Agência Espacial Europeia, a ESA, afirmam ter encontrado uma maneira de produzir oxigênio a partir de poeira lunar. Amostras de poeira da Lua têm entre 40% e 45% de oxigênio em peso, de acordo com a ESA. A equipe acabou de abrir uma fábrica de oxigênio em um laboratório do Centro Europeu de Pesquisa e Tecnologia Espacial, na Holanda.

Segundo os cientistas, adquirir oxigênio a partir de recursos encontrados na Lua seria extremamente útil para futuros moradores, tanto para respirar quanto para a produção local de combustível de foguete. O sistema utilizado pelos cientistas mistura regolito lunar simulado com sal de cloreto de cálcio derretido. A mistura é aquecida até 950° C e recebe uma corrente para que libere oxigênio. Esse processo é chamado de eletrólise de sal derretido e tem outro subproduto útil: as ligas metálicas.

publicidade

Os cientistas também investigam aplicações para fazer o melhor uso dessas ligas na Lua. A equipe busca projetar uma fábrica que possa ser operada na Lua em meados da década de 2020.