

A Roku chegou ao Brasil. A marca existe desde 2002 e é conhecida por suas TV boxes, as caixas que tornam as TVs inteligentes. Só que, por aqui, quer competir diretamente com as smart TVs: em vez de caixas com o sistema, ele vem embutido em TVs AOC. Inicialmente, a plataforma vai estar disponível em dois modelos e a marca ainda não tem planos de inseri-lo em mais dispositivos.
E esses equipamentos não concorrem com as smart TVs AOC? A marca concorda que sim, mas encara as Roku TVs como mais uma linha de produtos. E promete manter o suporte aos equipamentos já existentes. “São opções diferentes para públicos diferentes”, diz André Romanon, diretor de marketing e produtos da TPV Brasil, que controla a marca AOC.
Segundo Luis Bianchi, diretor de marketing para a América Latina da Roku, o Brasil é o primeiro país para o qual a Roku traz primeiro as TVs. “Pensamos em trazer as caixas em algum momento, mas ainda não há planos específicos para isso”, diz. A marca tem, ainda, aplicativos para iPhone e Android, que permitem fazer busca de conteúdo pelo celular, transmitir vídeos, música e fotos para a TV e ouvir tudo pelo fone de ouvido do smartphone – uma ótima opção para quando não se quer incomodar alguém que esteja dormindo, por exemplo.
Roku é, basicamente, um sistema operacional. Nos EUA, é líder de mercado: uma em cada três TVs usa o software de alguma forma. Em todo o mundo, há 32,3 milhões de contas ativas na plataforma. E, semanalmente, são 10,3 bilhões de horas de streaming. “No futuro, só haverá streaming. A TV tradicional vai migrar para a modernidade”, diz Matthew Anderson, chief marketing officer da Roku.
Os planos de operar no Brasil não são novos. Em julho de 2019, a Variety antecipou que a companhia estava de malas prontas para cá. Anderson confirma: ele diz que o Brasil é uma das potências mundiais do streaming e que a força criativa nacional merece destaque.
Uma das maiores vantagens das TVs com Roku em relação às smart TVs tradicionais é a facilidade na busca. Em vez de ter de procurar em cada serviço de streaming por uma obra, o consumidor faz uma pesquisa geral e fica sabendo onde ela está disponível e por qual preço.
A Roku tem em sua plataforma atualmente mais de 5 mil canais de todo o mundo. E para reforçar as opções de conteúdo para o Brasil, o principal parceiro da empresa no país vai ser a Globoplay. Tanto que o controle das TVs AOC terá um botão dedicado ao serviço. A produtora de conteúdo conta que já prepara 18 produções originais para 2020.
As TV boxes da Roku são um hub para serviços de streaming. Por enquanto, a marca não vai trazê-las para o Brasil, mas elas permitem que essas plataformas cheguem a televisores mais antigos – que não têm sistemas inteligentes. Atualmente, são quatro modelos – todos compatíveis com Alexa e Google Assistente. Conheça-os: