Dois pesquisadores da Universidade de Zhejiang, na China, desenvolveram um equipamento que permite escalar paredes igual ao Homem-Aranha. A novidade é que o novo dispositivo é capaz de se prender em superfícies irregulares graças a uma nova tecnologia de sucção. Os modelos atuais de ventosas só conseguem se prender em locais lisos, como vidro, mármore ou outra superfície intacta.

Segundo a dupla, o grande problema é o vazamento de vácuo, que faz com que a sucção falhe. Para evitar isso, eles criaram o “método ZPD”. O equipamento utiliza jatos de água em direção às bordas das ventosas do dispositivo, mantendo uma vedação uniforme no meio.

publicidade

Reprodução

Além de resolver o problema do vazamento de vácuo, o novo equipamento é mais econômico que os que utilizam a tecnologia normal. “Uma unidade de sucção ZPD de 0,8 kg gerou uma força superior a 245 N em superfícies rugosas com um consumo de energia inferior a 400 W”, segundo os pesquisadores, acrescentando que “uma unidade tradicional do mesmo tamanho precisaria de uma bomba de vácuo consumindo vários kW e pesando dezenas de quilos para gerar força de sucção semelhante”.

publicidade

O próximo passo é tornar o dispositivo totalmente independente e capaz de operar por conta própria, sem nenhuma conexão. “Se o consumo de água for reduzido, a unidade de sucção funcionará por muito tempo com pouca água, para que o robô que escale a parede possa transportar sua própria água em vez de ser conectado a algo”, concluiu a dupla.

Via: The Next Web

publicidade