Todo mundo já falou, ou pelo menos ouviu alguém falar, que precisava de um “sono da beleza”. Um experimento realizado recentemente por biólogos da Universidade de Manchester mostrou que essa brincadeira pode realmente ser verdade. Ter uma boa noite de sono repõe as fibras de colágeno e prepara o corpo para encarar o dia seguinte.

O colágeno é a proteína mais abundante no organismo e é responsável pela elasticidade e força dos tecidos. Essas fibras são divididas em dois tipos: as grossas e as finas. A primeira é fabricada até a pessoa chegar aos 17 anos e ficam no corpo a vida toda. Já a segunda é quebrada durante o dia e reposta durante a noite.

Foto: Abril

A pesquisa mostrou que os mecanismos do relógio biológico repõe as fibras finas perdidas e protegem as permanentes. O estudo observou ratos a cada quatro horas durante dois dias. Os cientistas concluíram que ao eliminar os genes do relógio biológico, as fibras se misturavam. Porém, funcionando de forma correta, o que ocorre quando se dorme bem, o organismo age como deve ser, com as fibras grossas se mantendo intactas e as finas morrendo.

“Se imaginar os tijolos das paredes como a parte permanente, a tinta pode ser vista como a parte que precisa ser reabastecida de vez em quando”, comparou Karl Kadler, principal autor do estudo. O cientista ainda afirma que as fibras finas ajudam a manter “a matriz do corpo”. Os pesquisadores comemoraram a descoberta, destacando que os resultados podem implicar no entendimento da biologia no nível mais fundamental. “Pode, por exemplo, nos dar uma visão mais profunda de como as feridas cicatrizam ou como envelhecemos”, concluiu Kadler.

Via: Revista Galileu