A Microsoft lançou recentemente ferramentas para que os desenvolvedores possam começar a criar apps para o Surface Duo, seu “smartphone” Android com duas telas que foi anunciado em outubro passado.

As ferramentas incluem APIs (interfaces de programação) para que os desenvolvedores possam tirar proveito dos recursos e sensores do aparelho, além de um emulador Android pré-configurado com uma imagem de sistema do Surface Duo, para que possam testar seu código mesmo sem acesso ao dispositivo.

publicidade

A empresa também anunciou diretrizes para os desenvolvedores, explicando como os apps irão se comportar no Surface Duo e em aparelhos com o Windows 10x como o Surface Neo, além das melhores práticas para tirar proveito das duas telas.

Serão cinco “padrões de uso” principais: tela extendida (um app ocupa as duas telas), mestre e detalhe (informações principais de um app numa tela, secundárias na outra), duas páginas (indicado para leitura de livros, revistas e documentos), dual view (conteúdos distintos em cada tela) e companion pane (por exemplo, tela inicial em uma tela, painel com notícias ou conteúdo na outra).

Reprodução

O Surface Duo deve chegar às lojas neste ano. A Microsoft deve anunciar mais informações sobre seus planos para aparelhos com duas telas durante sua conferência anual para desenvolvedores, a Build, em maio.

Fonte: The Verge