Drones equipados com alto-falantes estão sendo usados em algumas cidades e vilas na China para criticar pessoas que estão se aventurando em público sem usar uma máscara, contrariando a orientação das autoridades de saúde locais para o combate à epidemia do novo Coronavírus.

Em Muyang, na província de Liaoning, guardas de trânsito usaram um drone para “puxar a orelha” de pedestres desprotegidos. Em um vídeo, é possível ver um drone de aproximando de uma pessoa e dizendo “Cadê sua máscara? Use sua máscara!”.

O uso de drones para monitorar o comportamento da população pode parecer algo “orwelliano”, saído direto de livros como 1984 ou da série Black Mirror. Entretanto, dada a situação, há quem defenda a prática.

publicidade

Um comentário afirma: “Esta é uma maneira de controlar a propagação do vírus. Não é algo violento, e não é uma vigilância que a pessoa desconhece. Você pode ver o drone. É literalmente uma medida de saúde pública”.

Até o momento, 17.485 pessoas estão infectadas com o novo coronavírus, a maioria delas (17.302) na China. Outras 362 morreram.

Fonte: The Independent