A Nasa anunciou que selecionou a SpaceX para o lançamento da missão Plankton, Aerossol, Cloud, ocean Ecosystem (PACE) em um Falcon 9 partindo de Cabo Canaveral, na Flórida, em dezembro de 2022. Segundo a agência o contrato está avaliado em US$ 80,4 milhões, cobrindo o lançamento e outros serviços relacionados. A SpaceX declarou que o lançamento usará um Falcon 9 “já testado em voo”, ou seja, um onde o primeiro estágio do foguete foi lançado em uma ou mais missões.

“A SpaceX tem a honra de continuar apoiando as missões críticas de observação científica da Nasa, lançando o PACE, que ajudará a humanidade a entender, proteger e preservar melhor nosso planeta”, afirmou Gwynne Shotwell, presidente e diretora de operações da SpaceX, em comunicado da empresa.

Reprodução

A sonda PACE de 1.700 kg e operará em uma órbita síncrona ao sol a uma altitude de 676,5 quilômetros. Ela levará o Ocean Color Imager, uma câmera operando de ultravioleta a infravermelho de ondas curtas que permitirá estudos do fitoplâncton no oceano, além de dois polarímetros para estudar as propriedades de nuvens, aerossóis e do oceano. A missão tem um custo total de US$ 805 milhões.

publicidade

“A missão PACE representa o próximo grande investimento do país na compreensão e proteção de nosso planeta”, disse a Nasa no comunicado anunciando o contrato de lançamento.

Atualmente a SpaceX tem quatro missões científicas da Nasa (DART, IXPE, Sentinel 6A e SWOT) em seu manifesto de lançamentos futuros, além de sete missões de transporte de carga e três missões tripuladas para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Fonte: Space News