A batida da bateria não deixa dúvidas: esta é uma escola de samba. E ali, bem no meio dos ritmistas, um personagem chama a atenção. É YuMi, um robô que ensaia seus primeiros movimentos no carnaval. A performance do novato ainda é um pouco, digamos, robótica, mas ele já é quase uma celebridade entre os sambistas.

YuMi é o primeiro robô industrial colaborativo a se apresentar no carnaval de São Paulo e a interagir com os integrantes da bateria durante o desfile. Além de movimentar os braços no ritmo do samba e até fazer o símbolo de coração, ele pega baquetas e entrega para os músicos. E os ritmistas, claro, agradecem com um aperto de mão.

publicidade

As passistas também gostam de interagir com YuMi, que fica bastante a vontade com toda a atenção, já que foi desenvolvido para trabalhar ao lado de seres humanos. Os movimentos dele na apresentação do carnaval foram criados exclusivamente para o desfile.

A presença de YuMi no espetáculo não é por acaso. A escola de samba em que ele vai se apresentar, a Rosas de Ouro, escolheu o tema “Tempos Modernos” para mostrar no carnaval paulistano. A primeira apresentação dele ao público em geral ocorreu durante o ensaio técnico, sábado, no Sambódromo.

publicidade

Em 22 de fevereiro, dia do desfile oficial da escola, ele terá a companhia de outros dispositivos tecnológicos: serão 14 experiências diferentes. Para saber mais sobre elas, vale baixar o aplicativo Carnaval 4.0.

Quer um spoiler? Tem realidade aumentada e um sistema que, conectado às fantasias, ajuda a controlar o tempo de apresentação. Já para conhecer as outras inovações, você vai ter de esperar até o dia do desfile. Já comece a aquecer os tamborins!