Um grande asteroide de 165 metros de diâmetro sobrevoou a Terra na última semana e surpreendeu os astrônomos. Isso porque, além de se mover a 90 mil quilômetros por hora e ser um dos maiores astros a entrar na vizinhança cósmica, o asteroide possuía sua própria lua. Um pequeno satélite natural de apenas 70 metros de comprimento.

“Análises preliminares sugerem que o asteroide primário é um objeto redondo com pelo menos 165 metros de diâmetro, com rotação de aproximadamente 2,8 horas. O satélite tem um diâmetro de aproximadamente 70 metros e rotação de 49 horas. A distância entre os dois corpos é de pelo menos 360 metros”, segundo o Planetary Radar Science Group.

Não é tão raro que asteroides tenham suas próprias luas. Há diversos astros no cinturão de asteroides próximos da Terra que possuem seus próprios satélites naturais. São cerca de 60 dos 16,4 mil objetos. Alguns podem ter até duas luas, com, mais raramente, a existência de asteroide binário, quando ambos têm o mesmo tamanho.

O objeto visto na semana passada, chamado de 2020 BX12 faz parte do grupo Apollo de asteroides próximos da Terra, oscilando entre a órbita do planeta e Marte. O planeta vermelho deve receber a visita do astro em junho deste ano, enquanto deve voltar ao nosso planeta apenas em 2022.

publicidade

Via: Science Alert