Astrônomos do Instituto de Tecnologia de Rochester, em Nova York, publicaram no periódico Research Notes of the American Astronomical Society um artigo detalhando uma nova descoberta: um planeta gigante “bebê”, com cerca de 10 vezes o tamanho de Júpiter.

Batizado de 2MASS 1155-7919 b, ele fica a 330 anos-luz da Terra, o que é perto em uma escala cósmica, e orbita sua estrela a uma distância equivalente a 600 vezes a distância da Terra ao Sol, ou 600 Unidades Astronômicas (AU). Para se ter uma ideia, Plutão, que até 2006 era considerado o planeta mais distante no sistema solar, está a “apenas” 39,5 AU do Sol.

publicidade

Reprodução

O que diferencia 2MASS 1155-7919 b de outros exoplanetas gigantes já encontrados é sua idade: sua estrela tem apenas 5 milhões de anos, ou seja, se formou durante o que na Terra era o período Plioceno, quando mastodontes, elefantes, cavalos e bovinos já andavam pelo nosso planeta.

publicidade

“Embora muitos outros planetas tenham sido descobertos através da missão Kepler e outras missões como ela, quase todos são planetas ‘antigos'”, disse Annie Dickson-Vandervelde, autora principal do artigo. “Este é apenas o quarto ou quinto exemplo de um planeta gigante tão longe de sua estrela “mãe”, e os cientistas estão lutando para explicar como se formaram ou acabaram lá”.

Fonte: CNet

publicidade